sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Playtest de A Última Fortaleza!

Nessa semana tive a oportunidade de participar do playtest de A Última Fortaleza, jogo que está sendo desenvolvido pelo Fabiano Saccol, aqui de Santa Maria, com a equipe da Kalango Analógico, que lançou o Runicards ano passado.

O jogo se passa em um mundo fantástico onde os heróis acabaram com a grande maioria dos vilões. Mas ainda restam alguns, que se juntam em uma fortaleza. Ao perceber, os heróis (humanos, anões e elfos) lançam suas investidas contra os vilões.

O jogo é cooperativo-competitivo, ou seja, os jogadores devem se ajudar a defender a fortaleza, mas cada um tem seus objetivos. O jogo pode terminar de vários modos: quando todos os jogadores são eliminados, ao terminar os turnos (jogamos com 8) ou quando algum jogador atinge 10 pontos de influência.

o tabuleiro no início da partida

As raças dos jogadores são os Imortais, os Pele-Verde e os Draconianos (não tenho certeza se é esse o nome mesmo). Cada uma tem um estilo bem diferente de jogo, como facilidade de criar unidades, ou unidades mais fortes, ou outras coisas, como ter uma mão de cartas maior. Além disso, todas tem suas construções, desenvolvimentos e unidades únicas.

Além de comandar as suas construções e unidades, também é possível fazer upgrades na fortaleza. De início há muros, portões e torres, que depois permitem as construções específicas das raças na fortaleza, além das unidades neutras, como os gárgulas.


Cada jogador possui 2 ações para executar, entre 5 possíveis. Depois que todos já fizeram suas ações, é a vez da ativação dos heróis. Eles seguem as trilhas de acordo com o especificado em cada personagem, e cada um tem um valor de força de ataque e de movimentação.

tabuleiro individual dos Imortais, com as contruções e desenvolvimentos

Caso um herói encontre um monstro, ele ataca. Basicamente, quem tiver a maior força, vence. Mas tem um monte de habilidades que influenciam no combate, como iniciativa, aura de combate, entre diversas outras.

detalhe do tabuleiro dos Imortais

A última coisa do turno é a fase de votação. O jogador inicial chama uma votação para alguém construir alguma coisa no próximo turno na fortaleza. Depois de todos votarem sim ou não, começa o próximo turno. Caso alguém seja votado e não faça o que foi escolhido, perde recursos e pontos de influência.

desenvolvimentos da fortaleza

No próximo turno ímpar, entram novas unidades (mais fortes, bem mais fortes).

Pois bem, depois dessa breve explicação do jogo, a partida!

Eu joguei com os Imortais, Francis com os Pele-verde e o Vinicius com os Draconianos. Desde o início do jogo ficamos cooperando para segurar os heróis e manter a fortaleza. E olha que os heróis não são fraquinhos!

vista geral da mesa

Tivemos alguns problemas com a quantidade de recursos disponíveis. Dos três (materiais, corpos e mana), os materiais eram um problema pra juntar. Ao matar heróis, ganhamos recursos, mas mesmo assim era difícil conseguir materiais. E o pior é quando algum dos heróis é ladino e rouba vários recursos do jogador atacado.

Outro problema era pra matar os malditos heróis. Os eventos podem dar muita força extra pra eles, dificultando bastante as coisas.

Fomos alterando algumas coisas durante a partida que melhoraram, como só usar os eventos quando o ataque parte dos heróis.


Na segunda entrada de heróis, já entrou uma muito forte, que foi bem complicada pra matar. E depois, na terceira, entrou um anão louco muito forte!

Com muito aperto pra segurar tudo isso, acabamos não focando muito nos objetivos ou em passar a perna uns nos outros. Mesmo assim, no penúltimo turno acabei vencendo o jogo por pontos.

unidades dentro da fortaleza esperando a chegada dos atacantes

Considerações sobre o playtest:
O jogo é massa! A temática é interessante e diferente do que estamos acostumados, ao jogar no papel dos vilões (ponto pra quem lembrou de Dungeon Lords). Só que tem várias coisas pra balancear ainda no jogo. Mas é exatamente pra isso que serve um playtest, e já combinamos de fazer algumas alterações pra próxima partida. Ah, e faltou falar sobre a arte do jogo. É EXCELENTE!


Pra fechar, um trailer do jogo:



Ao som de: