O jogo se passa em um mundo fantástico onde os heróis acabaram com a grande maioria dos vilões. Mas ainda restam alguns, que se juntam em uma fortaleza. Ao perceber, os heróis (humanos, anões e elfos) lançam suas investidas contra os vilões.
O jogo é cooperativo-competitivo, ou seja, os jogadores devem se ajudar a defender a fortaleza, mas cada um tem seus objetivos. O jogo pode terminar de vários modos: quando todos os jogadores são eliminados, ao terminar os turnos (jogamos com 8) ou quando algum jogador atinge 10 pontos de influência.
o tabuleiro no início da partida
Além de comandar as suas construções e unidades, também é possível fazer upgrades na fortaleza. De início há muros, portões e torres, que depois permitem as construções específicas das raças na fortaleza, além das unidades neutras, como os gárgulas.
Cada jogador possui 2 ações para executar, entre 5 possíveis. Depois que todos já fizeram suas ações, é a vez da ativação dos heróis. Eles seguem as trilhas de acordo com o especificado em cada personagem, e cada um tem um valor de força de ataque e de movimentação.
tabuleiro individual dos Imortais, com as contruções e desenvolvimentos
Caso um herói encontre um monstro, ele ataca. Basicamente, quem tiver a maior força, vence. Mas tem um monte de habilidades que influenciam no combate, como iniciativa, aura de combate, entre diversas outras.
detalhe do tabuleiro dos Imortais
desenvolvimentos da fortaleza
No próximo turno ímpar, entram novas unidades (mais fortes, bem mais fortes).
Pois bem, depois dessa breve explicação do jogo, a partida!
Eu joguei com os Imortais, Francis com os Pele-verde e o Vinicius com os Draconianos. Desde o início do jogo ficamos cooperando para segurar os heróis e manter a fortaleza. E olha que os heróis não são fraquinhos!
vista geral da mesa
Outro problema era pra matar os malditos heróis. Os eventos podem dar muita força extra pra eles, dificultando bastante as coisas.
Fomos alterando algumas coisas durante a partida que melhoraram, como só usar os eventos quando o ataque parte dos heróis.
Com muito aperto pra segurar tudo isso, acabamos não focando muito nos objetivos ou em passar a perna uns nos outros. Mesmo assim, no penúltimo turno acabei vencendo o jogo por pontos.
unidades dentro da fortaleza esperando a chegada dos atacantes
O jogo é massa! A temática é interessante e diferente do que estamos acostumados, ao jogar no papel dos vilões (ponto pra quem lembrou de Dungeon Lords). Só que tem várias coisas pra balancear ainda no jogo. Mas é exatamente pra isso que serve um playtest, e já combinamos de fazer algumas alterações pra próxima partida. Ah, e faltou falar sobre a arte do jogo. É EXCELENTE!
Pra fechar, um trailer do jogo:
Ao som de: