domingo, 31 de dezembro de 2017

Metal em 2017


Malditos sejam!!!

Ressuscitando esse pútrido site zumbi que mantém essa carcaça nojenta vagando pela eternidade.

Esse ano foi único nessa trajetória no underground. Tanto na Human Plague, totalmente focados em lapidar os sons pro álbum que sai em 2018 (tanto que nem fizemos muitos shows), quanto principalmente na novidade, a estreia do programa Guilhotina na Rádio Armazém, que foi uma baita experiência e espero que continue tão massa assim em 2018.

O ano não foi só de coisa boa, é claro, e pelo menos aqui em Santa Maria tivemos uma queda vertiginosa de eventos e locais que apoiam o metal. Reflexo do próprio público, que existe, mas que frequenta cada vez menos os eventos. Enfim, não cabe ficar reclamando hoje tudo que já reclamei durante o ano, só espero que isso seja algo que mude bastante.

Ouvi tanta coisa nesse ano, que resolvi fazer não uma lista dos melhores ou algo assim, porque eu acho que não conseguiria classificar por ter tido tanto material de qualidade, e se fosse algo como um "Top 10", MUITA coisa boa ia ficar de fora. A ideia então é comentar alguns álbuns LANÇADOS EM 2017 que ouvi durante esse ano, o que achei muito bom, mais ou menos e o que decepcionou. Breves comentários em cada, porque no final das contas deu um monte de coisa. 66, cabalístico, e olha que eu só contei depois de fazer toda a lista. E mais uma vez, pra não classificar em alguma ordem de o que eu gostei mais, deixei em ordem alfabética.

Linkei cada banda pra página do Metal Archives, caso queiram fuçar mais, ver discografia, links, membros, etc. Coloquei também logo abaixo de cada comentário o álbum completo ou pelo menos uma música do disco. Deu trabalho, então aproveitem!



Æther Realm - Tarot

Nunca tinha ouvido falar dessa banda, não sei da onde que eu catei esse álbum, mas é interessante. Death/Folk/Black metal com uns lances mais melódicos, sinfônicos, mas nada de tão inovador. Tem umas vozes limpas (AAAARRRGHHH!!). Músicas longas e que refletem em um disco bem longo também.
Nada de novo, mas não é lixão. Não é uma banda marcante, nem cheguei a ouvir muito, mas tá aí.




AntropomorphiA - Sermon of Wrath

Death metal old school diretaço, sem frescura, com um vocalzão cavernoso e uns riffs simples mas competentes. Banda interessante pra ficar de olho e acompanhar.




Arch Enemy - Will to Power

Começo falando desse álbum que eu me decepcionei. Caralho, tem uma música com VOZ LIMPA! Como assim?! Mas enfim, é Arch Enemy, tem coisa boa, mas é mais do mesmo. Nada de espetacular, mas os caras são bons e seguem bons. Esperava mais.




Balfor - Black Serpent Rising

Essa banda sabe o que faz quando se trata de death melódico. Apesar da discografia deles não ser muito extensa, são uma referência no estilo. Não chegam a ter guitarrinhas choronas e riffs grudentos, mas inserem uma boa melodia na estrutura das músicas.




Barathrum - Fanatiko

Esses finlandeses malucos fazem um som único. Gosto bastante da banda e curto demais os riffs simplões mas que induzem o cara a bater cabeça. Portanto, esperei mais desse álbum que achei que tem umas passagens fracas. Mas vai seguir na playlist!




Bear Mace - Butchering the Colossus

Banda totalmente desconhecida (por mim), que cruzou meu caminho e baixei o disco. Gostei do som dos caras, death metal na veia das bandas antigas, com umas passagens bem originais, porém o vocal não me agradou.




Belphegor - Totenritual

Tá aí uma banda que não decepciona nunca! Tudo bem, os caras fazem sempre mais do mesmo, não saem da "zona de conforto", mas nesse caso, pra que mudar se o que fazem é tão bom? Death/black bem feito, com identidade, um dos melhores álbuns do ano!


Beltez - Exiled, Punished...Rejected

Black metal cru, ríspido, muito bem feito! Rifferama massa demais. Nem tem muito o que comentar, escutem!


Bloodwork - Feed on the Dead

Peso bruto, bem executado, baita som! Músicas com uma estrutura tri massa, bem trabalhadas, baita disco! O vocal é o que menos me agrada, mas não chego a desgostar. Banda do estado que merece ser acompanhada!


Bloody Redemption - Infected Minds

Essa foi uma grande surpresa! Daqueles discos que o cara baixa aleatoriamente sem esperar nada. Primeiro lançamento dessa banda da Eslováquia, com membros que não tocaram em nenhuma outra banda. Baita álbum! Death metal de qualidade!


Cannibal Corpse - Red Before Black

Aqui é o Cannibal Corpse sendo o Cannibal Corpse. Minha banda favorita dando mais uma aula de death metal. Repetindo o que sempre fazem? Sim, mas sempre com qualidade! Não coloco como melhor do ano sozinho, acho que teve outros lançamentos tão bons quanto, mas tá lá em cima da tabela! Escutem isso repetidas vezes, é bom demais.


Carpatus - Malus Ascendant

Acompanho essa banda desde que lançou o primeiro álbum, e gosto bastante! Black metal rápido, bruto, diretão! E como era de se esperar, mais uma vez essa banda (que é brasileira) não decepciona, mantendo o nível lá em cima! Ouçam!


Cavalera Conspiracy - Psychosis

Os irmãos Cavalera atacam mais uma vez com um BAITA disco! Muito, mas muito bom mesmo! Thrashzão de primeira, cheio de momentos inspirados e inspiradores. Não vou nem cair no clichê de comparar com Sepultura. O que interessa é que esse álbum é um baita de um álbum, tá entre os melhores do ano!


Cloak - To Venomous Depths

Não conhecia essa banda até mais ou menos um mês atrás, quando sem querer me deparei com o som desses caras. E que baita som! Bastante semelhante ao que o Tribulation faz, aquele black metal com um pé no rock clássico. E tudo é muito bem feito, que troço bonito. E o impressionante é que é o primeiro lançamento da banda, e os caras não são veteranos de outras bandas.


Cryptic Brood - Brain Eater

Death/doom da velha escola saído das profundezas da Alemanha. Recomendado pra quem gosta daquela sujeira sincera do final dos anos 80, início dos 90.


Cut Up - Wherever They May Rot

Um dos melhores do ano, sem sombra de dúvida! Ninguém nem lembra mais do Vomitory com o que esses cara tem feito com o Cut Up! (mentira, lembram sim, Vomitory é insubstituível!). Esse álbum é bom do início ao fim, mostra como um disco de death metal tem que ser pra ser bom! Vocal, riffs, bateria, tudo funciona e se encaixa perfeitamente.


Decapitated - Anticult

Sem entrar nas polêmicas que os caras se envolveram (acusação de estupro, coisa séria!) e ainda estão em processo de julgamento e tudo mais. Decapitated já foi uma das minhas bandas favoritas, escutei muito o Nihility, sendo Spheres of Madness O som da banda. Eles tiveram um acidente feio, o baterista morreu e o vocalista ficou em estado praticamente vegetativo, mas a banda não parou. Só que o som mudou muito, e infelizmente, pra pior. Tudo que saiu na nova formação da banda não é grande coisa. Anticult é mais um que é bem dispensável.


Deserted Fear - Dead Shores Rising

Que banda, meus amigos, que banda! Esses caras sabem muito o que fazem, e fazem muito bem! É o tipo de som que o cara não para de bater cabeça um segundo, riff atrás de riff a coisa só melhora. Esse álbum é mais uma prova que essa banda ainda vai se tornar uma gigante da cena.


Desultory - Through Aching Aeons

Banda antiga, representante autêntica do death metal old school sueco. Os caras mostram que estão com tudo e esse é um baita disco! Infelizmente a banda terminou (mais uma vez) depois do lançamento desse álbum.


Dying Fetus - Wrong One to Fuck With

Esses malucos soltam mais um petardo de podreira e peso! Esse é um disco que pisa na cabeça do cara até saltar gosma pelas orelhas. Muita técnica e velocidade. Não é meu estilo de som favorito, mas Dying Fetus faz de um jeito único.


Dyscarnate - With All Their Might

Baita som! Dá pra ver que os caras tavam com sangue nos olhos quando gravaram. Pesado!


Entrails - World Inferno

Aqui temos mais uma banda que perpetua o tão adorado death metal old school. E esses caras fazem isso com grande qualidade. Mais um álbum que deixa o pescoço doendo no final, porque os riffs induzem a bater cabeça involuntariamente.


Evocation - The Shadow Archetype

Mais uma que pratica um excelente death metal. Caras, esse disco do Evocation tá bom demais! Escutem esses riffs aí e tentem ficar parados. Coisa fina, de primeira!


Ex Deo - The Immortal Wars

Mais um grande lançamento dessa banda que tem metade do Katalkysm na formação. Prova de vez (se é que ainda tinha alguma dúvida) que não é um simples projeto, mas uma banda de qualidade!


Exhumed - Death Revenge

Sonzeira com uma baita pegada death/grind. Tá tudo lá, podreira, peso e bastante velocidade!


Firespawn - The Reprobate

Banda jovem, formada em 2015 por veteranos do death metal. Temos aí gente que já foi (ou é) do Entombed, Unleashed, Dark Funeral, Necrophobic, só pra ter uma ideia do negócio. E já lançaram o segundo álbum, que mostra que não é bobagem todo esse currículo dos caras. Baita disco de death metal.


Goatwhore - Vengeful Ascension

Goatwhore faz um som próprio, que mistura black/death/thrash de um jeito muito massa. Nada fica totalmente sobreposto e tudo funciona muito bem. Mais um baita álbum!


God Dethroned - The World Ablaze

Os holandeses voltaram com tudo! Depois de um hiato, a banda retornou pra alguns shows e tal, e aí sai esse baita disco! Death com pitadas de black, seguindo o estilo já consagrado da banda.


Gruesome - Fragments Of Psyche

Não é um álbum completo, mas esse EP é demais. Gruesome é um filhote descarado do Death, e os caras manjam demais. Parece que estudaram cada elemento, cada detalhe de tudo que o Death fez e estão homenageando isso. Mas não fazendo covers (ou tributos), mas criando material novo naquela linha. Muito bom!


Hate - Tremendum

Esses caras não param. A cada disco eles mostram cada vez mais identidade própria, e Tremendum é um baita de um disco! O vocal é monstruoso e a batera não dá folga. Que venha ainda muita coisa do Hate, que sempre é bom!


Hellcraft - Apotheosis of War

Não conhecia essa banda da Ucrânia, até que conheci. Fazem um death metal bruto, sisudo, que vale a pena conferir. Nada de muito inovador e único, mas ainda assim um bom álbum.


Iced Earth - Incorruptible

Disco novo do Iced Earth é sempre muito aguardado e a expectativa é sempre bem alta, porque o cara conhece a banda e tudo de excelente que já lançaram. Isso pode ser um problema, porque mesmo o álbum sendo bom pode não atingir as expectativas. Não sei muito bem se é o caso aqui. Gostei, mas acabei nem ouvindo muito. Acho que tem alguns sons muito bons e outros que ficaram devendo.


Immolation - Atonement

Pesado! Immolation e seu estilo único de fazer death metal ataca mais uma vez com esse baita álbum. Não chego a colocar no topo dos meus favoritos do ano (como vi em muitas listas de melhores de 2017), mas é sim um material de primeira.


Kreator - Gods of Violence

Esse é um dos melhores do ano, certamente! Por mais melódico e menos "intenso" que o Kreator tenha ficado nos últimos álbuns, os caras sabem fazer música de total qualidade. Vale a pena ouvir isso muitas e muitas vezes, thrash metal com uma rifferama absurda.


Memoriam - For the Fallen

Mais um pra lista dos melhores do ano. Depois do fim do Bolt Thrower (com a morte do baterista Martin Kearns), o mundo ficou órfão de uma das melhores bandas de death metal. Mas aí surgiu o Memorian, criada em 2016 pelo vocalista e que tem esse disco como sua estreia. E que álbum! Tudo que se via no Bolt Thrower tá aí, e tá bom demais!


Miasthenia - Antípodas

Miasthenia segue fazendo seu black metal em português, e aqui apresenta mais uma vez toda a qualidade que sempre mostrou ter. Antípodas é um baita disco e que vai ser ouvido muito ainda!


Milking The Goatmachine - Milking In Blasphemy

Esses alemães loucos não ficam mais de 2 anos entre um lançamento e outro, e a discografia deles mostra que os caras não param de trabalhar, tamanha a qualidade dos materiais que lançam. Milking In Blasphemy é mais um desses, e mostra um death metal bem modernão e muito bem executado.


Morbid Angel - Kingdoms Disdained

Morbid Angel é daquelas que tá pra sempre no cânone das lendas do death metal mundial. Ainda assim, o que os caras têm feito não é grande coisa. Depois de toda a confusão que teve quando todo mundo saiu da banda, e no fim das contas o guitarrista continuou e refez a formação, a expectativa foi lá em cima pra o que vinha, esperando um death metal foda. Claro que não tinha como ser tão ruim quanto o Illud Divinum Insanus, que foi um lixão. Sim, o novo álbum é de death metal, mas é fraco. A mixagem prejudica o disco demais, não dá pra acompanhar os riffs, só se ouve voz e bateria. E as músicas eu não achei grande coisa também. É blast beat o tempo todo, só dá uma relaxada nos solos. Ouvi duas vezes e vai ser daqueles que talvez nunca volte a ouvir. Mas pelo menos voltaram ao caminho do death metal, e já fica a espera de que o próximo seja melhor.


Mordbrand - Wilt

Death metal sueco que não tenta replicar o que as bandas antigas fizeram. Sonoridade própria em um baita disco!


Morta Skuld - Wounds Deeper Than Time

Banda das antigas que ficou muito tempo separada e voltou em 2012. Esse álbum mostra que os caras seguem com tudo, deathzão bonito, com uma pegada muito massa, e um baixo pesado com um baita timbre!


Morthur - Between The Existence And The End

Banda de Erechim que como primeiro lançamento esse álbum. Muito bem feito! Rápido, bruto, técnico, pesado!


Nargaroth - Era of Threnody

Acho que esse é o álbum de black metal lançado em 2017 que eu mais curti. Tá muito bem feito, as músicas bem trabalhadas, tudo muito massa mesmo. Diferente de algumas coisas bem cagadas que a banda já lançou. Recomendado!


Novembers Doom - Hamartia

Novembers Doom é sinônimo de troço foda, os caras sempre lançam coisa boa e a qualidade e o peso são indiscutíveis. Infelizmente mais uma vez a grande expectativa acaba frustrando quando a gente espera mais do que recebe. Esse disco sim é de grande qualidade, mas o uso de passagens mais cadenciadas e vocais limpos e bem grande.


Obituary - Obituary

Esses caras não decepcionam! Que baita álbum! Entre os melhores do ano e nem tem mais o que falar. Death metal autêntico e sincero.


Overoth - The Forgotten Tome

Muito bom! Death metal bem executado, com composições interessantes e passagens bem originais. Vale a pena conferir!


Riexhumation - Under the Serpent's Dogma

Deathzão diretaço! Baita peso e um vocal muito massa.


Rotten Breath - Psalms Of Eradication

Banda sueca nova, formada em 2016 por caras que nunca fizeram parte de outras bandas. Mas o som dos caras parece feito por veteranos, tamanha a qualidade e o estilo, com os dois pés na veia old school do death metal.


Rude - Remnants​.​.​.

Mais uma representante do velho metal da morte. Nada de novo, mas pra quem gosta do estilo, vale escutar.


Septicflesh - Codex Omega

Septicflesh mostra mais uma vez como fazer esse entruncado death metal sinfônico. Os caras chegam a níveis épicos de produção e composição e entregam um baita álbum.


Sepultura - Machine Messiah

Sepultura há muito tempo não é aquele velho Sepultura que fazia um thrash/death/groove, e segue no caminho de fazer um som totalmente único. Mas eu não gosto. Sinceramente, só continuo acompanhando pelo nome, na expectativa de talvez ouvir alguma coisa massa. Mas há muito tempo a banda não me agrada, e não foi diferente com o Machine Messiah. Não curti.


Sinister - Syncretism

Esses são figura antiga na cena e sabem muito bem fazer um death metal com uma baita pegada e peso. Que que é esse vocal?! Foda demais, baita álbum!


Six Feet Under - Torment

Mais um lançamento de primeira dessa baita banda. Tá bom demais, cada riff foda e músicas com uma estrutura muito massa. Segue naquele esquema cadenciado e com muito, mas muito peso! Entre os melhores do ano.


Skeletal - Dreadful Life

Primeiro álbum dos caras que já tem 10 anos de estrada. Disco curto (pouco mais de meia hora) mas extremamente competente. Riffs pra bater cabeça e tudo de bom que tem no death metal tá presente aí.


Skullmace - Rise Above Blood

Banda relativamente nova (começou em 2013) em seu primeiro álbum. Os canadenses possuem uma cadência no som, com passagens mais lentas e trabalhadas, mas o peso sempre está presente.


Soulskinner - Descent To Abaddon

Death metal das profundezas! Banda grega com um baita de um peso em um álbum de puro death metal.


Tankard - One Foot in the Grave

Esses veteranos seguem fazendo seu thrash metal como sempre fizeram. Eu não gosto muito do som dos caras, mas tá aí.


The Lurking Fear - Out Of The Voiceless Grave

Banda formada em 2016 por um bando de gente que toca ou tocou em várias bandas grandes da Suécia. Escutem esses riffs! Que coisa bonita! Death metal sem rodeios. Escutem isso aí!


The Ominous Circle - Appaling Ascension

Banda portuguesa formada em 2014. Esse é o primeiro álbum dos caras. Death/black pesado, bruto, com um clima sujão.


Torture Squad - Far Beyond Existence

Finalmente um álbum com a vocalista Mayara Puertas. Eu acho que funcionou muito bem, o vocal dela encaixou na banda e tomara que continue assim e lancem muitos bons álbuns. Fazia tempo que o Torture Squad tava meio perdido, mas agora voltou aos trilhos. Baita disco! Só achei TOTALMENTE dispensável o cover com o vocal do Krisiun "cantando".


Ursinne - Swim With The Leviathan

Primeiro álbum dessa banda sueca formada em 2015 por veteranos do death metal. Festival de riffs com um baita timbre e muito peso!


Vallenfyre - Fear Those Who Fear Him

Mais uma banda formada por veteranos, esse é o terceiro álbum dos caras. Death metal com uma pitadinha de doom de vez em quando, com muito peso! Recomendadíssimo!


Vampire - With Primeval Force

Conheci meio sem querer essa banda, e pelo nome achei que ia ser bem nada a ver. Que nada, baita som, muito bem feito e que ouvi um monte esse ano! Mistura muito boa de death e thrash.


Varg - Götterdämmerung

Esses caras já lançaram coisas muito boas e depois não tanto assim. A faixa título desse EP foi um dos sons que eu mais curti nesse ano. Tem uma pegada incrível que não diminui o pique nunca. Que baita refrão!


Venom Inc - Avé

Ouvi por curiosidade em saber como iam se sair esses veteranos, nessa banda "spin off" do Venom. Não gostei.


Wintersun - The Forest Seasons

Banda de death melódico ultra técnica e megalomaníaca. Os caras fizeram uma campanha de financiamento coletivo milionária pra construir um estúdio e seguir gravando seus álbuns, e CONSEGUIRAM! O disco apresenta o que a banda faz, um som cheio de elementos. Pra mim é daqueles de ouvir bem de vez em quando.


Witchery - I Am Legion

Até estranhei com outro álbum do Witchery já. Os caras tinham lançado em 2016 e já lançaram coisa nova. Massa, porque esse álbum tá tri bom! Death/thrash de qualidade, recomendado!


E é isso aí, malditos. Espero que essa lista sirva pra alguma coisa, conhecer bandas novas, álbuns novos. Se tiverem sugestões do que ouvir, também aceito! E que 2018 venha com muito mais metal extremo de qualidade (inclusive já vazaram os álbuns do Watain e do Pestilence, ambos muito bons!).