quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Carnaval metal na Alemanha

Quem acompanha o Zumbi Gordo (se é que tem alguém mesmo), sabe que eu sempre tenho coisa atrasada pra postar. Então, mostro-lhes algumas coisas sobre o carnaval na Alemanha. Sim, eles também "comemoram" o carnaval, mas é muito diferente do que estamos acostumados no Brasil. E eu digo com toda a certeza, que é muito melhor!

Bonn, onde a gente mora, tem o carnaval bem forte. É quase uma semana de festa todos os dias em todos os bares da cidade e em Colônia, que é 30 km daqui, tem um dos principais carnavais do país. Tá, mas e aí, o que tem de tão diferente?

Primeira coisa: aqui não existe samba! O que já é um grande passo pra coisa ser muito melhor. Eles tem músicas próprias da época, que são tipo umas marchinhas misturadas com umas batidas eletrônicas... enfim, música bem popular, extremamente chicletona.

Durante todos esses dias, tem um monte de festas em bares e boates, e todo mundo, eu disse todo mundo mesmo, anda fantasiado. Na segunda, que é chamada de "segunda-feira das rosas" (Rosenmontag) tem o desfile. Nesse dia é feriado e todo mundo fica fazendo festa. E é tri massa, completamente diferente do que estamos acostumados. A gente mora no centro, na cidade velha (Altstadt), e a rua aqui de casa é um dos pontos principais do desfile.

No começo da manhã as ruas já enchem de gente de todas as idades, e como eu disse, todos fantasiados. As ruas são fechadas pra circulação normal de carros, sendo utilizadas pro desfile. Pelo que eu entendi, são escolas, associações, entidades, empresas, enfim... grupos que compõe as "alas" do desfile. Não tem coisas como escolas de samba. Todos estão participando juntos.

Alguns vem com banda, com carros alegóricos, com vestimentas tradicionais de determinada etnia, e por aí vai. Mas o que há em comum é que todos desfilam atirando doces pras pessoas. E não só doces, tem também bolsas, bichos de pelúcia e outras coisas.



Tá, mas o desfile eu vou deixar pra depois. O que interessa mesmo é que a gente foi num bar onde ia ter umas bandas tocando. E era de graça! Como é normal aqui, começava cedo. E o público também estava a caráter! Todo mundo fantasiado, até alguns das bandas.

Esse era o cartaz do evento:


A Fabulous Desaster, que foi a primeira a tocar, faz uma linha puxada pro thrash old school. A segunda a tocar, WildRider é hard rock farofento. E a que tocou por último, Hornado, eu achei bem estranha de rotular. Talvez dê pra dizer que é um heavy metal no estilo do início do gênero.

O bar é pequeno, e tava lotadaço de gente! E como esses alemães são altos (a média de altura é 1,80!), imaginem como estava o local. Mas pelo menos nos divertimos. Além de um som massa rolando, era engraçado ver os personagens curtindo os shows. O baterista da Hornado era o Scorpion!

Aí abaixo vocês podem conferir um pouco do show de cada uma das bandas.






Voltando a falar sobre o desfile... É um evento bem interessante e divertido. E a gente conseguiu juntar sacolas cheias de doces! Acho que ainda tem umas balas sobrando até hoje heheh

Alguns dos carros alegóricos levam bandas (bandas mesmo, tipo trio elétrico) tocando as "marchinhas" de carnaval deles. Também tem os grupos fantasiados seguindo uma determinada temática, e outros que usam vestimentas folclóricas de alguma etnia.

Muitas das alas do desfile tem carruagens, e o que chamou atenção foram os cavalos. Uns animais gigantes, muito maiores que os que a gente tá acostumado a ver pelos pampas gaúchos.


Achei um vídeo de uns brasileiros que moram na Alemanha, mostrando o carnaval em Colônia. Quem tiver interesse, assiste aí:



Pra finalizar, deixo algumas fotos do desfile de carnaval aqui em Bonn, na rua de casa.




















Entre as centenas de fotos, esses são alguns momentos legais do desfile, que durou várias horas. Tenho um vídeo aqui de mais de uma hora que eu até hoje não me prestei a fazer uma edição com os "melhores momentos". Alguma hora sai essa compilação. Até!