quarta-feira, 8 de julho de 2015

Dead Meat - O Banquete dos Zumbis (Dead Meat - 2004) - O mal da vaca louca! [Terça Trash]

Eu já vi zumbis surgindo de muitas maneiras diferentes. Muitas mesmo. De vodu (que é pra jacu) até mordida de macaco-rato da Sumatra. E no caminho, uma infinidade de causas. Mas o que eu ainda não tinha visto (apesar de saber da existência), eram os zumbis criados através de uma infecção causada pelo "mal da vaca louca", presentes em Dead Meat - O Banquete dos Zumbis.

O filme irlandês de 2004 usa isso como diferencial. Afinal de contas, ninguém ainda tinha usado a tal doença bovina (que ficou famosa na década de 90, pelo tanto de casos que aconteceram) como estopim para o apocalipse zumbi.

Eu lembro de quando o filme surgiu. Na época, apareceu em algumas locadoras, mas eu nunca me prestei a assistir. Uns amigos viram, e comentavam que era tosqueira das brabas. Acho que por isso acabei nunca vendo ele, até agora. Que arrependimento!

Eu sempre imaginei que esse filme fosse muito ruim, daqueles que tentam ser muito inovadores e nos entendiam. Achei que ia ter vacas monstruosas atacando e coisas assim (não que não tenha, mas pelo menos não abusaram). Pra minha surpresa, assisti um filme sem nada de original (fora a origem dos zumbis), mas que consegue fazer bem o que se propõe. Na verdade, eu senti como se fosse um daqueles filmes de zumbi europeus das décadas de 70 e 80, com roteiro direto (pra não dizer raso), poucos personagens e locações bonitas. O que é bom!

Sinopse:
As portas do inferno parecem se abrir quando uma estranha mutação de vacas loucas passa a contaminar todo o país, transformando pacatos seres humanos em horrendos zumbis que se alimentam de carne humana. É em meio a esse caos que a jovem turista Helena e o coveiro local Desmond deverão lutar pela sobrevivência. Juntos, eles viverão intensos momentos de horror, sempre correndo o risco de ser a principal atração do banquete desses zumbis.
Poster (na verdade, a capa do DVD):


Trailer:



O filme tem uma introdução que não mostra quase nada. Aparecem uns campos, umas vacas, uma fazenda. Durante a noite, o fazendeiro é acordado por uns barulhos, e vai checar o que tá acontecendo. E então é atacado pelas vacas! Mas as vacas nem aparecem, é tudo muito escuro e com a câmera mexendo muito rápido. Isso é só pra mostrar que as vacas enlouqueceram.





Depois dessa cena curta e os créditos, vemos um casal viajando de carro pela região rural da Irlanda. A mulher reclama do carro, mas o cara não dá muita bola. E ainda dá um presente pra ela. O tal pingente é mostrado até com destaque, e eu imaginei que ele poderia ser importante mais diante no filme. Logo em seguida, atropelam um vivente que estava parado no meio da estrada.

Ao verificar o estado do homem, vêem que ele está morto. Decidem então levar o corpo até a próxima cidade. Colocam o defunto no banco de trás do carro, com a mulher reclamando de tudo. Antes mesmo de dar a partida, o homem levanta e morde Martin (o motorista), que arrebenta a cabeça do sujeito com a trava da direção.


















Sem conseguir andar e sentindo muita dor, Martin pede pra Helena ir até uma fazenda próxima pedir ajuda. Ela vê a condição do cara (apesar de dizer que é só um arranhão) e fica reclamando pra ir procurar ajuda sozinha!

Quando finalmente chega na fazenda, não encontra ninguém por lá. Na verdade, o local até parece abandonado. Helena entra na casa, que tá caindo aos pedaços, e encontra o cadáver de uma mulher na cama. Mas essa não se levanta.








Então Martin aparece na casa, mas ele já virou zumbi e ataca Helena! Ele pega a mulher pelo pescoço, que sem saber muito o que fazer, tira um prego da parede e usa ele pra se defender. Ao fugir pela casa, fica encurralada. Durante a perseguição, Martin pega uma picareta (!) pra atacar.

Quando Martin prepara o golpe, Helena, caída no chão, pega um aspirador de pó pra se defender! E por mais improvável que pareça, dá certo! Além de bloquear a picareta, ela ainda usa o eletrodoméstico pra sugar o olho do namorado (e os miolos junto).












Mas isso é só o começo do pesadelo que a moça irá viver. Assim que se levanta e sai da casa, tem que voltar correndo e fugir por uma janela, já que tem um bando de zumbis armados de foice chegando. E tudo isso com uns 5 minutos de filme!


Durante a fuga, os zumbis quase conseguem pegá-la, mas não são rápidos o suficiente. Perdida pelo campo, ela segue correndo, cansada e traumatizada já. Quando acha uma estrada, espera um carro que vem em direção a ela. Mas por mais que ela faça sinal pro carro parar, só não é atropelada porque Desmond, um morador das redondezas (e coveiro local), salva Helena no último instante, jogando ela pra fora da estrada.











Depois de se certificar que ela não foi mordida, os dois seguem à caminho da casa dele, onde podem se refugiar. Desmond vai portando sua pá de coveiro, que usará bastante durante o filme. Aí em diante, eles caminham, caminham e caminham. Isso é legal, eles nunca ficam parados muito tempo em um lugar só. 

Ele conta a respeito da infecção e como surgiram os zumbis. Tudo surgiu com algumas vacas que foram alimentadas com restos de animais mortos. Elas ficaram enlouquecidas e começaram a atacar. Então todas as vacas da região foram sacrificadas por agentes do governo.

Durante o percurso, é claro que passam por alguns zumbis. Em um matagal, Desmond arrebenta a cabeça de um com uma pá. Ao subir um morro, precisam fugir por outro caminho, pois surge um bando de lá de cima. E o primeiro que aparece é um zumbi de cadeira de rodas, que sai rolando morro abaixo!








  
  

A dupla se vê encurralada, e então tem que enfrentar os mortos-vivos. Desmond dá um jeito usando a pá de maneiras inusitadas, como atravessar a barriga de um zumbi com o cabo.

  


Continuam a fuga e chegam em uma ruína, que é mais um dos lugares massa que aparecem pelo filme. Nesse lugar, tem um dos poucos momentos fanfarrões do filme, quando Helena usa os sapatos pra matar dois zumbis. Ela arremessa eles, e o salto fura a cabeça das criaturas. E a pá de Desmond continua bem mortal, seja enterrando em crânios ou decepando cabeças.


  





Depois de fugir de lá, eles se deparam com um grupo de zumbis que está se alimentando. Helena fica toda medrosa, mas Desmond diz que eles podem passar, que os zumbis estão muito ocupados. E então eles passam na boa, com os zumbis só dando uma olhada.






Quando finalmente chegam na casa, Helena fica do lado de fora esperando, e Desmond entra pra conferir uma movimentação. A mulher então é atacada por uma zumbi, mas escapa enfiando um galho nos olhos da morta-viva.

Mas zumbi não desiste tão fácil assim, né? Helena tem que correr, e entra em um galpão totalmente escuro. Lá, é atacada de novo. Só que dessa vez ela tem uma arma um pouco melhor que um galho, uma chave de fenda. Depois de se livrar da ameaça, pega os tênis da morta, já que estava andando descalça.









De dentro da casa sai uma gordinha correndo. Como ela não tá transformada, eles dizem pra guria acompanhá-los. Ela conta que seu pai foi morto pelos zumbis. Em seguida, eles vêem um carro parado e Helena corre pra pedir uma carona. 

Ela chega gritando pedindo ajuda, dizendo que ele tem que levar o grupo junto e tal. O homem fica enfurecido, e diz que não tem que fazer nada daquilo, que não é a obrigação dele. Desmond chega acalmando os ânimos, e os dois se reconhecem. O homem, Cathal, foi treinador de Desmond alguns anos atrás. Ele resolve então dar a carona pro grupo.

Agora tem mais uma das poucas cenas engraçadas do filme. Quando eles vão se aproximando do carro, vêem uma mulher saindo de trás dele. Helena grita um aviso e Desmond avança com a pá assassina. Mas acontece que a mulher não é uma zumbi, e sim Francie, a esposa feia de Cathal. E uma bobagem que acontece depois, mas que é uma situação engraçada, é ver a guriazinha trocando uns "vai se foder" com o tiozão.

Ah, e o tal pingente que Helena tinha ganhado de Martin, lembram? Pois é, nem existe mais, algum zumbi já levou faz tempo.





Indo em direção da próxima cidade, eles escutam no rádio que toda a região está infectada, e que todos devem se dirigir até um castelo, onde uma equipe de resgate deve chegar dentro de algumas horas.

E Cathal brinca um pouco de matar zumbis na beira da estrada, usando seu taco. Nessa aí, ele faz o trabalho bem feito!



Durante a noite, a gordinha acorda zumbificada, e ataca Helena! Mas não consegue dar nenhuma mordidinha, e é jogada pra fora do carro. Coisa bonita, sem piedade pras crianças zumbis!

E por falar em crianças, logo depois eles passam por um carro parado na estrada com um monte de crianças zumbis! E junto delas, um palhaço morto-vivo. Francie, que está de motorista, passa por cima dele. Mas um pouco adiante o carro acaba atolando, e todos tem que sair do carro pra tentar empurrá-lo.











Depois de umas tentativas em vão, o grupo é encontrado pelas crianças zumbis. Eles se regufiam dentro do carro, enquanto os monstrinhos ficam batendo nos vidros, loucos pra entrar e se banquetear.





Mas logo em seguida, os zumbizinhos dão as costas e vão embora, sem mais nem menos. Sem entender, o grupo nem se mexe. Mas não demora muito e eles começam a escutar um mugido ao longe. E vai se aproximando.

Desmond lembra então que todas as vacas da região foram mortas, então eles devem estar em uma área livre da infecção já. Mas o mugido vai chegando cada vez mais perto. Até que surge uma vaca louca que enfia a cabeça pelo vidro e puxa Francie pra fora do carro a dentadas.





Cathal fica putaço da vida e faz todo mundo sair do carro. Com muita raiva e armado com seu taco, ele consegue dar um fim na vaca. Mas já é tarde demais pra Francie.




Sem poder continuar de carro, o grupo decide que o melhor que eles tem a fazer é seguir a pé mesmo, apesar de estarem ainda longe do lugar onde querem chegar. No caminho encontram um grupo de zumbis dormindo (!!!) e conseguem passar por eles sem acordar ninguém.



Cansados, resolvem parar, fazer uma fogueira e tomar um whisky. Helena aproveita pra deixar as meias e os tênis secando, já que tinha enfiado os pés na lama empurrando o carro. Só que o grupo não tem muita folga. Logo em seguida, eles são obrigados a seguir fugindo pela escuridão, guiados apenas pela improvisada tocha feita de meia.








Seguidos por uma grandiosa horda de zumbis, eles finalmente chegam no castelo, mas lá não tem equipe de resgate nenhuma! Completamente encurralados, o trio luta por suas vidas. Cathal distribui porradas com seu taco, Desmond corta um monte de cabeças com a pá e Helena "segura" os zumbis com a tocha, mantendo-os afastados.









Mas eles estão em grande desvantagem numérica, e mesmo conseguindo segurar os zumbis por um tempo, chega uma hora em que merda acontece. Cathal é mordido, e já sente a infecção se alastrando. Desmond e Helena decidem cortar o braço dele fora, em uma tentativa de conter a transformação.

Enquanto isso, os zumbis vão tomando conta do lugar.

Eles realizam a "cirurgia", inclusive cauterizando o cotoco, mas é inútil. O grupo é atacado por um monte de zumbis, que levam Desmond. Helena foge, subindo na torre do castelo. 







Nesse momento, surgem homens fortemente armados e usando roupas de contenção (como seria o certo pra chamar aquele tipo de roupa?). Helena sinaliza e grita pra eles lá de cima da torre. Eles fazem uma limpa nos zumbis do lugar, e levam a mulher.

Mas quando parece que ela finalmente está salva, vemos ela sendo colocada dentro de um caminhão lotado de pessoas, na mira das armas, de um jeito que parecem judeus sendo carregados em direção a um campo de concentração da Segunda Guerra.






E o filme acaba.

Não dá pra saber o que vai acontecer com essas pessoas no caminhão nem o que pretendem os caras armados. Muita gente criticou esse final, mas eu não achei ruim. Foi bem inesperado. E vai que eles levaram as pessoas e depois trataram elas bem? Não tem jeito de ser isso, mas...

Enfim, eu gostei do filme, esperava ver um lixão e achei um filme bem conduzido, com boas doses de sangue, fotografia legal, cenários bonitos... Por mais que não tenha cenas ou personagens de grande destaque ou muito memoráveis, é um filme que vale a pena ser assistido por quem gosta do estilo. Mas não esperem um monte de piadinhas e situações engraçadas, apesar do filme ser "vendido" como terror/comédia, de comédia não tem praticamente nada.