terça-feira, 9 de junho de 2015

Maníacos de Neon (Neon Maniacs - 1986) - Nem todo monstro mutante assassino gosta de banho! [Terça Trash]

A tosqueira da semana é o desconhecido Neon Maniacs. Eu, pelo menos, nunca ouvi falar muito dele. É um filme estranho, sem começo, meio nem fim. É um pouco slasher, um pouco filme de monstro, um pouco musical...

"Há 12 motivos para ter medo do escuro. E todos são assassinos."

A sinopse:
No coração de São Francisco, as legiões do mal aguardam sob a ponte Golden Gate. Quando a noite cai, o batalhão da carnificina fica à solta pela cidade, levando terror aos inocentes. Mas quando uma jovem garota chamada Natalie sobrevive a um violento massacre juvenil, ela não consegue convencer ninguém que um exército de "monstros" psicopatas matou seus amigos. Agora assombrada, caçada e tendo problemas na escola, Natalie deve se armar, com ajuda de amigos para uma batalha final contra o horror dos MANÍACOS DE NEON.
O trailer:


E o poster:


Tecnicamente, o filme não é dos piores. Tem algumas cenas legais e tomadas interessantes. Em algumas partes, o clima construído é massa, como quando os monstros vão surgindo da névoa. A maquiagem e efeitos é o ponto forte do filme. Cada um dos monstros tem características próprias, e são bem legais (temos excessões, como mais adiante vou mostrar). As mortes são bem feitinhas (as dos monstros, principalmente).

O roteiro foi escrito por Mark Patrick Carducci, que escreveu também os bons "A Vingança do Diabo (Pumpkinhead)", e "Sepultado Vido (Buried Alive)". O diretor é Joseph Mangine, que trabalhou em vários filmes como diretor de fotografia, como em "Alligator - O Jacaré Gigante" e "A Espada e os Bárbaros". Com isso, até dá pra se esperar algo, principalmente do roteiro, mas...

Mas, entretando, porém, o filme não engrena. O culpado de tudo, na minha opinião, é o roteiro. Ele simplesmente não existe! O filme não tem uma história que se desenrola! Em nenhum momento ficamos sabendo quem ou o que são os monstros, se são pessoas mutantes, crias do capeta, mortos-vivos ou qualquer coisa. Não sabemos de onde eles vem ou desde quando estão lá. Não sabemos o motivo que eles saem matando pessoas, ou porque eles moram em uma ponte, nem porque tem a fraqueza que tem. E qual o motivo deles perseguirem incessantemente as pessoas que sobreviveram a algum ataque ou que viram eles? Eles matam seguidamente? Pelo jeito não, porque a polícia nem ninguém nunca tinha ouvido falar ou visto nenhum. 

Uma das coisas engraçadas do filme, é que no cartaz diz que há 12 motivos, que seriam os "Maníacos de Neon". No trailer, somente 10 são nomeados, mas no filme aparecem mais. Vamos lá, vamos contar quem são eles:

1 - Ape (um homem macaco muito, mas muito tosco):


2 - Archer (usa uma besta pra matar geral):


3 - Axe (parece o Jason):


4 - Decapitator (?):


Não consegui descobrir quem é. Consta nos créditos o personagem, mas não aparece nunca claramente quem ele é. E toda vez que alguém é decapitado, é obra do Samurai!

5 - Doc (médico assassino, foi o primeiro papel de Andrew Divoff, conhecido por ser o Djinn de "Mestre dos Desejos"):


6 - Hangman (anda sempre com uma corda de cânhamo enforcando a galera):


7 - Juice (tem o poder do choquezinho):


8 - Mohawk (um índio!!):


9 - Punk Biker (motoqueiro coberto de couro e correntes):


10 - Samurai (de armadura completa):


11 - Scavengers (não dá pra ver muito bem, mas parece um espectro do anel com duas espadas gigantes, que só aparece umas duas vezes no filme e nem mata ninguém):


12 - Slasher (com jeito de capira psicopata):


13 - Soldier (soldado maluco e sua metralhadora enferrujada):


14 - E ainda tem um mini Godzilla de um olho só, que mata as pessoas com um gancho (?!). Seria esse o "Decapitator"?:





Com todas essas figuras, o filme até parece uma versão monstruosa de Village People!


Muito bem, vamos ao filme:

No início, ao anoitecer perto da Golden Gate, um homem pesca. Pelo jeito não pega muita coisa e vai embora. No seu caminho pra casa, acha um crânio segurando uma porta na ponte. E no crânio, tem um deck de cartas, cada uma com um dos maníacos. Tipo um Super Trunfo dos monstros (aquelas imagens ali onde eu nomeei cada um deles). Enquanto olha as cartas, é morto pelo cara do machado. E então entram os créditos.







Em seguida, vemos um grupo de amigos parando em um posto de conveniência pra comprar trago. Enquanto isso, Steven corre com seu cachorro, que acaba fugindo e entrando no carro desses amigos. O cachorro fica com Natalie, a personagem principal, e por quem Steven é apaixonado. Mas ele é um mongolão, e nunca tentou chamar ela pra sair. Mas pelo jeito o personagem é meio bipolar, porque ao mesmo tempo ele é o mais mongolão da escola e o superstar, vocalista da banda que todo mundo adora.


O grupo de amigos (Steven não faz parte) vai pra um parque curtir a noite, escutar um som, jogar bola e dar uns pegas. E de repente, do nada, surgem os maníacos matando todo mundo. Um é enforcado aqui, outro decapitado ali, gancho pra um lado, perna quebrada pro outro, e por aí vai.













Natalie estava dentro da van escutando música (era a única sem um par amoroso), e vê seus amigos serem mortos. Sem ter pra onde fugir, nem ter as chaves do carro, se fecha lá dentro. Os monstros cercam a van e atacam, mas quando estão quase capotando o carro, escutam uns trovões e desaparecem.






Quem surge são uns policiais, que querem saber o que está acontecendo. Ela vai até a delegacia e conta tudo que viu, mas como não tem nenhum corpo, ninguém acredita em nada. Acham que é alguma brincadeira ou algo do tipo, e preferem esperar todos aparecerem novamente.



Natalie vai pra casa, onde está sozinha por uns dias, já que seus pais estão viajando. Prefere não falar nada pra eles sobre o que aconteceu, e vai tomar um banho de piscina!! Claro, quem não iria fazer isso depois de ver todos seus amigos serem mortos por mutantes?!

Enquanto ela se prepara pra entrar na piscina, o mutante macaco aparece. Não sei como ele descobriu onde a guria morava, mais um questionamento pra lista lá de cima. Mas ela entra na água e ele simplesmente vai embora. A guria DORME na piscina, em cima de uma boia, e tem um pesadelo de que chove sangue por tudo. Quando ela acorda, está chovendo, mas água.







No outro dia, a polícia faz uma investigação no parque, e acham uma gosma verde brilhosa por tudo. Ainda não sabem o que é, mas mandam fazer uns testes em laboratório.


No colégio, estão sendo feitos os preparativos para a grande Batalha das Bandas! "The Outlaw Boys" contra "Jaded". Uau, que grande acontecimento!


Outro personagem que é importante no filme é Paula, uma adolescente fascinada por monstros e metida a fazedora de filmes. Ela fica sabendo do que aconteceu e vai atrás de Natalie pra tentar saber mais ainda, mas não tem sucesso, Natalie não quer falar sobre o assunto.



Paula vai então até a ponte, pra ver se acha alguma coisa, mas além do muco gosmento, só acha uns policiais que mandam ela cair fora. Engraçado o estilo da personagem, com esse boné jogado na cabeça e a bicicletinha pra parecer mais infantil.



Um dos policiais fica investigando até de noite (?), e não demora muito pra ser enforcado. E durante a noite, Paula volta lá pra tentar descobrir mais, e dessa vez leva sua câmera. Logo em seguida, ela vê a turma de mutantes voltando pra ponte, quando um deles cai e bate com a mão em uma poça de água. Imediatamente a mão do monstro começa a dissolver. Puts, então é isso? A fraqueza deles é água?! O mutante vê ela, mas como está começando a chover, eles correm pra dentro da ponte, com gestos engraçados, como quem diz "maldita chuva"!









Steven, que além de mongolão da turma e popstar da banda, também quebra o galho como entregador de compras pro pai dele, acaba indo até a casa de Natalie fazer uma entrega. A guria tava mais uma vez na piscina curtindo, muito triste pelos amigos desaparecidos. Ele finalmente tem coragem e convida ela pra ir ao cinema, que topa.

De noite, ao pegar ela pra sair, o carro estraga, e eles vão de metrô. E quem é que surge por lá? Os maníacos! E pra que pagar? Os que não passam pulando a catraca, passam depois de uma descarga elétrica. E o cara da cabine só olha, mas prefere nem se meter nessa encrenca.




Natalie e Steven enxergam os mutante que os perseguem, e fogem entrando em um trem. Mas os perseguidores também entraram, e tomaram conta até da "pilotagem". Incrivelmente, não tem NINGUÉM dentro do trem, só eles e os mutantes. Depois de uma perseguiçãozinha cretina, correndo pelos vagões, eles ficam encurralados.







Mas ao passar na próxima estação, toca uma alarme de excesso de velocidade que aciona os freios e abre as portas. No exato momento em que iam tomar uma espadada.




Saindo do metrô, eles entram em um ônibus qualquer, achando que estão a salvo. Mas é só eles sentarem pra relaxar, que o índio pula no pescoço de Steven! Mas sem muita dificuldade conseguem se livrar dele, arrancando o braço com uma janelada. E fica uma fumaceira no busão, o motorista até manda eles pararem de fumar. O braço arremessado pela janela aterrisa do lado de um cara passeando com seu cachorro, que diz que está na hora de mudar de vizinhança.




Enquanto isso, Paula é "visitada" pelo mutante que tropeçou na poça. Mas a guria já tava preparada. Além de um colar de alho, tinha uma pistolinha de água e um balde do lado da cama. Isso é o suficiente pro monstro começar a derreter e tentar fugir cambaleando, e acaba caindo dentro da banheira. Pior pra ele.





No outro dia, Paula vai até a casa de Natalie. Depois de uma certa resistência, consegue finalmente que escutem ela. E então surge o grande plano infalível. De noite, durante a festa, eles vão estar totalmente seguros, já que por algum motivo, parece ser costume dos americanos andar com pistolas de água nesse tipo de evento. Qualquer coisa, é só todo mundo disparar que os monstengos derretem!




Chegada a parte musical do filme, parece que quem são os verdadeiros "Neon Maniacs" são os integrantes da banda de Steven, porque é o único momento que tem neon no filme! E essa parte ficou parecendo aqueles filmes dos Trapalhões ou da Angélica, com participações especiais das bandinhas sensação do momento, como Dominó ou algo assim, estilo "O Casamento dos Trapalhões". Fica entre a banda poprock de Steven e a glam "Jaded". O engraçado é que os dois vocalistas tem guitarra, mas nenhum deles usa.







Enquanto a música rola, os mutantes saem da toca. A procissão dos assassinos segue em direção ao colégio, onde tá rolando a festa.







Eles entram secretamente no colégio (por quê?), mas sem muita sutileza. O soldado arrebenta uma janela assim como Chuck Norris faria. Logo em seguida, abre uma porta com a maior educação. O doutor assassino apaga um guarda e arranca o coração dele. O motoqueiro chega quebrando portas e arrastando idiotas pelas correntes. O homem macaco (que não tem alma e nem coração) anda pelos corredores parecendo o Hulk interpretado por Lou Ferrigno. E o som segue rolando.













Alguns dos monstros já estão no meio do povo, e é engraçado e tosco ver o índio caminhando desviando das pessoas. Um monstro mutante psicopata assassino brutal que desvia das pessoas! Uma guria até tira um deles pra dançar (e logo depois é morta). Paula reconhece os monstros, e assim que Steven para o show pra pedir que todo mundo use suas pistolas de água, o soldado chega metendo bala em todo mundo até a arma emperrar.










Quando vê que não vai dar conta com a pistolinha, Paula pega a mangueira de incêndio e começa a por um fim nos mutantes. Primeiro, arranca a cabeça de um com um jato, seguido de um monte de gosma. Na sequência, os outros também vão sendo acertados e derretendo. E todo mundo fugindo, sem nem ter ideia do que tá acontecendo.







Steven e Paula correm (porque não ficaram lá mesmo e ajudaram a guria a molhar todo mundo?) e procuram um lugar pra se esconder. Durante a fuga, deixam outro hidrante aberto, que acaba com o mutante elétrico. Finalmente se escondem em uma das salas, e não são encontrados. Mas durante a confusão toda, até uns policiais são mortos.





Na delegacia, um monte de pais se revolta querendo saber onde estão seus filhos. O policial diz que algumas testemunhas estão sendo interrogadas. O chefe não acredita em nada da história, e então não sei por qual motivo ele topa fazer o que eles dizem. Sem investigar nada, nem pensar em algum tipo de consequência disso. Simplesmente pega um monte de policiais armados com arminhas de água e um caminhão de bombeiros e leva até a ponte.








Ao revistarem o local, não encontram nada, e ele manda todo mundo ir embora e tirar o caminhão de lá. E por algum outro motivo qualquer, ele entra de novo, sozinho, e é atacado pelo pequeno dinossauro ciclope com gancho.

Steven, Natalie e Paula estão no carro, indo embora, e o filme simplesmente ACABA. Assim, do nada, sem nenhum tipo de explicação.

Fim das contas, o filme é interessantezinho, tem umas coisas legais, mas no geral, não vale muito. Eu adoraria ver um remake disso com um enredo legal, não só esses seres saídos sabe-se lá de onde matando e sumindo. É isso, pra quem não tem nada pra assistir, veja, mas sem esperar muita coisa. Nem engraçado é, o filme acaba se levando a sério demais, quando seria muito mais divertido se fosse cheio de exageros e mais comédia.