sexta-feira, 26 de junho de 2015

Hatefest!

Postagem bem atrasada, mas antes tarde do que nunca! Dia 5 de abril, domingo de páscoa, fomos até Essen, no HateFest! No cast, as bandas Six Feet Under, Marduk, Vader, Hate, e como Essen era uma das cidades com "show extendido", ainda tinha as bandas Eisregen e Debauchery!


Os ingressos foram comprados online, e custaram 40 euros cada. Aqui é muito comum isso de comprar online e imprimir o comprovante em casa mesmo. Não tem um monte de burocracia nem de taxas extras.

Dessa vez, nossa ida até Essen foi por um caminho diferente. Fomos de Bonn até Colônia, mas não pegamos o trem que vai até Essen. Fomos com um outro até Dusseldorf, e de lá pra Essen, indo por outros lugares. O tempo de viagem foi praticamente o mesmo, então tanto faz.

Cartaz do Hatefest

Com o nome do local e o mapa carregado no celular, partimos da estação central. Sorte que dessa vez não tinha uma chuvarada, e fomos a pé mesmo. Logo na saída, fomos abordados por um grupo de pessoas que pareciam saídas de um filme trash dos anos oitenta. Quatro headbangers muito engraçados. Eles estavam meio perdidos, sem saber onde era o local do show, e eu acabei servindo de guia até lá. Mas pelo menos eram gente boa, ganhamos até chocolate. Um dos caras era russo, e tinha um sotaque muito engraçado.

Depois de uma boa caminhada, chegamos! Mas ainda era muito cedo, e como não tinha nada pra fazer (tudo em volta tava fechado, era domingo), entramos no local, já que as portas estavam abertas. Lá dentro, estava sendo montada a área de merchandising, e recém estavam fazendo passagem de som. Isso mesmo, nós chegamos na hora da passagem de som! No salão principal, meia dúzia de roadies atirados pelo chão, incluindo uma mulher dormindo dentro de um case de bumbo!

Não demorou muito pra sermos abordados por um cara perguntando se a gente tinha o passe pros bastidores. A gente disse que não, que só tínhamos os ingressos, e como tava aberto, a gente entrou. Ele então disse que a gente ia ter que sair, que a entrada ia abrir dali há algumas horas, do outro lado. E aí fecharam as portas, pra não deixar ninguém mais "invadir" o local.

Pelo menos vou poder contar a história de quando fui expulso da passagem de som do Six Feet Under! hehehehe

Depois de um bom tempo, uma fila começou a se formar, e um monte de gente chegando. A abertura estava programada pras 16:30. Como eu já disse em outra postagem, por aqui os shows começam cedo!

Na entrada, ao ser revistado, o segurança viu a minha câmera na mochila e disse que eu não poderia entrar com ela sem um "photo-pass". Como eu não tinha, deixei a mochila toda na portaria, já que fui com ela mais pra ter onde guardar a câmera. Aqui tem isso, se tu não pode entrar com alguma coisa, te dão um número que corresponde ao que foi deixado. No final do show, é só ir lá e pegar de volta, sem problema nenhum. Bem, ao ver isso, um cara que tava atrás de mim na fila perguntou o que aconteceu. Quando eu falei que era por causa da câmera, ele ficou indignado: "isso é um show de death metal ou um show do Metallica?". Pois é, eu tinha achado ridículo não poder entrar com uma GoPro no show do Epica, imagina em show de bandas underground! Continuo sem saber se isso é algo das bandas, da produção do evento ou do local.

Como estávamos bem no começo da fila, entramos no local ainda vazio, e já nos posicionamos bem na frente do palco, exatamente no meio. Sem muita demora depois da abertura dos portões, o Hate surgiu no palco botando tudo abaixo! Que sonzeira!

Eu conheço a banda faz tempo, gosto do som deles, mas não imaginei que o show dos caras fosse tão bom. Instrumental muito bem executado e boa presença de palco. O vocalista urra com um vozeirão, e os dá pra ver que os caras tocam com vontade! Além disso, a iluminação ajudou bastante a dar um clima massa. O baterista toca demais, e mesmo com a bigode cheio de ranho escorrendo do nariz, não parou um segundo.

Tocaram alguns clássicos, assim como vários sons do último álbum. Baita show! É uma banda que mostra porque tem que estar entre as grandes. Provavelmente os caras ainda vão crescer e aparecer mais no futuro, porque merecem.

Hate - Hatefest Essen 2015
Hate abrindo o festival
Hate - Hatefest Essen 2015
Uma das bandas que tinha seu pedestal de microfone estilizado
Confiram alguns trechos do show dos caras:





No final do show, os caras desmontaram a bateria lotada de coisas, que estava mais pra frente da outra, que todas as outras bandas usaram.

A segunda a tocar foi a Debauchery, banda alemã de death metal muito boa, que por incrível que pareça tem influências de hard rock clássico no som (principalmente AC/DC, tanto que os caras tem um projeto paralelo, Blood God, que é com uma levada rock n roll).

Os caras apostam forte no visual, não só nas roupas (e fantasias), como também em outros adereços no palco, como manequins ensanguentados, cabeças decepadas e coisas assim. Muito bom! O vocalista também tem um pedestal único, cheio de correntes e crânios. E o cara interage bem com o público, um ponto a mais pra banda.

Quem conhece Debauchery sabe o que esperar. Muito peso, com riffs e principalmente refrões marcantes (pra não chamar de grudentos hehe). Tocaram vários dos principais sons da banda, assim como músicas do vindouro álbum "F*ck Humanity".

Debauchery - Hatefest Essen 2015
Esse foi o pedestal mais massa que eu já vi!


O que eu achei achei... curioso, talvez... foi que os próprios caras que montaram tudo. Sem roadies nem muita frescura. Foram lá, montaram todo o palco, os instrumentos, e desmontaram tudo depois. E esse show teve algumas partes gravadas, imagino que provavelmente as imagens possam ser utilizadas pra algum clipe ou algo assim.

Debauchery - Hatefest Essen 2015
Palco cheio de adereços no show da Debauchery
Na sequência, outros poloneses no palco! Vez do Vader chegar quebrando os pescoços alheios. Os caras já são veteranos, e demonstram toda essa experiência em um showzaço que não tem como botar defeito. Eles também tem seus adereços, como o pedestal de microfone com cruz virada e uns tridentes do lado da bateria. E as tradicionais roupas de couro tapadas de rebites heheh

Vader - Hatefest Essen 2015
Mais um pedestal massa! Esse com direito a cruz invertida
Repertório cheio de clássicos, sendo tocados com uma baita energia. Não tem muito o que ser dito, impecável. Eu já tinha visto eles junto com o Marduk em Porto Alegre, em 2008. Gostei bastante do show deles na época, mas agora achei melhor ainda.

Vader - Hatefest Essen 2015

Nesse vídeo de "drum cam" dá pra ver eu e a Priscilla bem no meio (ali onde tá o braço direito do vocalista), lugar que a gente fincou o pé e resistiu até o fim do festival (apesar de tentativas frustradas de nos tirar de lá antes do show do Marduk).



A banda seguinte foi Eisregen. Eu nunca tinha ouvido falar na tal banda, e não fazia ideia do que esperar. Logo que os caras começaram a tocar, o público enlouqueceu! Muito mais que nos outros shows até então. E eu não entendi, porque o som dos caras é FRACO!

É um metalzinho com algumas coisas meio eletrônicas/industrial, partes completamente pegajosas, sei lá... Aos interessados, procurem no YouTube e tirem suas próprias conclusões. Achei bem chato e sem graça. Mas como já disse, a galera curtiu demais o show. Todo mundo cantando as letras em coro, gritando, acompanhando todas as músicas o show inteiro. Até o cara que tava do nosso lado desde o início, portando seu crucifixo invertido e olhinho pintado, sem bangear em nenhuma banda e claramente esperando só o Marduk tocar.

Eisregen - Hatefest Essen 2015
Eisregen, banda alemã ruim demais (na minha opinião, claro), mas que levou o público ao delírio
Acho que eles são uma banda bem conhecida por aqui, e pelo estilo, deve ser daquelas que o cara vicia quando tá começando a escutar música mais pesada na adolescência. Talvez uma comparação que dê pra fazer é algo tipo Raimundos, que é uma banda bem conhecida no Brasil, mas fora eu acho que ninguém conhece. Um monte de gente até curte, mas não escuta regularmente. Se fosse num show, saberia cantar várias músicas. E pareceria perdida no meio de bandas de metal bem mais pesadas.



Depois que finalmente acabou aquela bomba, era a vez do Marduk. Esses não colocam muita coisa no palco, além dos banners de lobo e das coisas de camuflagem pelo chão (não faço ideia do nome daquilo). Em compensação, são adeptos do corpse paint. Mas enfim, não preciso apresentar o Marduk pra ninguém, né. Banda mais que consagrada no cenário mundial.

Marduk - Hatefest Essen 2015
Marduk destruindo tudo!
Como esperado, várias músicas do álbum mais recente, "Frontschwein", e é claro, um monte de clássicos. "Burn My Coffin" é muito foda ao vivo! E os caras tocam tudo com uma velocidade inacreditável! Nesse show o público também agitou bastante, acho que embalados do anterior. Não que nos outros o público não tivesse agitado também.

Marduk - Hatefest Essen 2015
O show dos caras é insano, mal dá tempo de respirar
Confiram aí abaixo uma parte do show:



Depois que o Marduk deixou todo mundo sem fôlego, veio o Six Feet Under pra encerrar com maestria. Esses sim sem nenhum tipo de adereço (além dos dreads quilométricos do Chris Barnes). E nem esperaram preparar iluminação nem nada. Com todas as luzes ainda ligadas, já entraram no palco com tudo.

Durante esse show, parece que triplicou o número de pessoas no local. O povo agitou demais. E os alemães são um tanto engraçados quanto a isso. Enquanto no Brasil a gente tá acostumado a ver as cabeças bangeando, aqui tem muitos que ficam fazendo algo que parece uma dança. Os caras (e principalmente as gurias) ficam se sacudindo, fazendo bracinho e passos rítmicos. É engraçado. E do meu lado tinha um cara de uns 2 metros, com o maior estilo de fã de metalcore, dançando muito serelepe!

Six Feet Under - Hatefest Essen 2015
Foto podre, mas que passa o clima do show 
Six Feet Under - Hatefest Essen 2015
Six Feet Under encerrando o Hatefest com chave de ouro!
Mesmo assim, deu pra aproveitar muito bem o show, e que baita show. Chris Barnes urrando, despejando energia, e a sonzeira característica da banda é muito foda ao vivo. No encerramento, ainda teve "Hammer Smashed Face", dos tempos que o vocalista ainda era do Cannibal Corpse.





Baita evento, shows muito bons (tirando um) e conseguimos ver tudo de um lugar excelente. Nada a reclamar do festival. Na saída, ainda passamos na banca de merchandising, com um monte de materiais das bandas, por bons preços.

Durante o verão tem um monte de festivais programados por todo o país. A gente dá prioridade aos dentro do estado, com a facilidade de andar de graça de trem, e vimos que vai ter em julho um festival de graça em Essen (essa cidade é muito massa!). Então em breve veremos mais uns bons shows por aí. Até!