terça-feira, 23 de junho de 2015

Doom Asylum (1987) - Punks ou mauricinhos, todos idiotas [Terça Trash]

Ah, aquela frase tão conhecida pelos fãs da tosqueira: "É tão ruim que é bom!". Parece que foi feita pensando em Doom Asylum! O filme dirigido por Richard Friedman é desses sem pé bem cabeça mas recheados de coisas que divertem, e convenhamos, é o que importa!

Eu não conhecia essa pérola, nunca tinha ouvido falar nem visto nada a respeito, até encontrar baixar pouco tempo atrás. Então sem conhecer muita coisa sobre o filme (só a capa), fui sem nenhum tipo de expectativa. E fui surpreendido por um filme que não se leva nem um pouco a sério, não tenta ser coerente e que mesmo sendo podre, agrada.

Algo que vale a pena ser comentado é que o filme tem duas atrizes que foram estrelas em revistas de mulher pelada na época. Patty Mullen na Penthouse e Ruth Collins na Playboy.

Basicamente, temos um assassino desfigurado em carne viva, estilo Freddy Krueger, que também se assemelha pelas piadinhas infames ao confrontar os imbecis que andam pelo sanatório abandonado, que por algum motivo qualquer, é seu lar. E na parte das vítimas, temos dois grupos: um grupo é composto de amigos idiotas, cada um com um estereótipo diferente, e no outro grupo temos uma banda "pós-punk-techno-anarquista-muito-louca".

Sinopse:
Um demente médico legista usa equipamentos de autópsia para matar jovens que invadiram um abandonando sanatório no qual ele vive.
Eu preciso comentar essa sinopse. Apesar de estar certa, ela não faz sentido! O tal "médido legista" não é médico, é um advogado! Gostaria de entender o motivo do cara não ser um médico desde o início. Porque ele "zumbificado" anda de jaleco, equipamentos médicos e é chamado de "Coroner".

Poster:


Trailer:

Não achei nenhum trailer do filme! (mas no final tem uma compilação de cenas do filme)

Ficha técnica:
Dirigido por Richard Friedman
Produzido por Steven G. Menkin
Escrito por Richard Friedman, Rick Marx e Steven G. Menkin
Estrelando Patty Mullen, Ruth Collins, Kristin Davis, William Hay, ...
Música por Dave Erlanger, Jonathan Stuart
O advogado Mitch ao ganhar uma causa milionária, parte festejando com sua amada Judy, em seu carrão conversível. Mas ele não conhece a velha história de "se beber, não dirija". Pior ainda, vai bebendo uma garrafa de espumante, dirigindo e se agarrando com a mulher. Não demora muito pro acidente acontecer. E numa cena muito tosca. A batida dos carros leva uns 15 segundos com a câmera mudando entre as caras de espanto, o pé pisando no freio, caras de espanto de novo, estrada, caras de espanto...



  

Os dois são jogados pra fora do carro, e Mitch encontra Judy, que diz que vai amá-lo pra sempre. Ao segurar a mão de sua amada, não segura nada além disso, já que a mão foi cortada fora do braço no acidente.




O advogado aparece na mesa de autópsia, com dois mongolões prestes a dissecá-lo. Isso inclui um médico comendo um sanduíche e usando óculos escuros, enquanto faz o procedimento! Depois que metade da sua cara é arrancada, um dos caras percebe que ele tá vivo!

Mitch levanta perguntando de Judy. Um dos homens responde que ela não sobreviveu. Mas acho que não dá pra confiar muito em um médico que faz uma autópsia em alguém vivo, né?! E qual a reação de Mitch? Ele enfurece e enfia um bisturi no peito de cada um dos médicos!
  







Aparecem os créditos e o tal sanatório maldito, que eu imagino que na verdade seja o hospital que fechou (?!) depois do ocorrido. Que viagem isso né? Um "paciente" acorda no meio da própria autópsia, ataca os médicos, e aí o local fecha, é abandonado, e o cara vira um assassino maluco!

Por que o cara virou um psicopata? Por que o cara nunca cicatrizou? Ele tá morto e é uma espécie de zumbi? Por que ele virou o "médico legista"? E por que o nome do filme não é "Doom Hospital"?!?


Na sequência, o tempo já passou 10 anos. Vemos um grupo de amigos passando no mesmo local onde aconteceu o acidente do início do filme. Eles estão indo pro lugar abandonado passar o dia, mesmo com as lendas de que lá tem um assassino.

Uma das figuras do grupo é Kiki, filha de Judy, morta no acidente. Ela fica mal por estarem passando onde sua mãe morreu, e o namorado (que é um abobado que nunca consegue se decidir a respeito de nada) vai dar uma volta com ela. Os amigos, muito sensíveis, dizem coisas como "ah, que frescura, ela já morreu faz tempo!".

Kiki encontra um espelho que foi de sua mãe, que estava no local do acidente há 10 anos!! Em um dos diálogos bizarros do casal, a moça diz que está triste por ter perdido sua mãe. Pra reconfortá-la, o garanhão afirma que "se existe Céu, sua mãe está lá. Eu sei que não sou sua mãe, nem posso ser, blablabla...". E a resposta dela: "Posso te chamar de mamãe?"
  


Chegando no local, o grupo escuta uma barulheira, que identificam como uma "banda" local ensaiando por ali. O troço é bisonho demais, uma cacofonia glam-rebelde experimental muito ruim. Darnell, o negão com um estilo que daria inveja em Will Smith dos tempos de "Um Maluco no Pedaço", vai lá e tira tudo da tomada. E que estranho, ao invés de simplesmente desligarem, os equipamentos começam a jorrar faísca!
  








Ao sair do local, Darnell cruza olhares com a baterista, Rapunzel. Os dois instantaneamente se apaixonam, imaginando-se correndo um em direção ao outro, em câmera lenta. Tudo isso com direito a muitas carinhas apaixonadas.





Tina, a líder e vocalista da banda manda o grupo voltar pro shopping, que é onde eles estão acostumados. E enfatiza isso mostrando os peitos! Tetas gratuitas em uma bobagem sem nenhum sentido. Enquanto isso, os amigos estão bem a vontade atirados fazendo seu piquenique.


  



E pela primeira vez, vemos o assassino aparecer. Na verdade, só aparecem as mãos dele, mexendo em uma bolsa. Ele tira um recorte de jornal, que tem uma foto de Kiki, dizendo que ela ganhou milhões de herança.

  

Darnell diz que vai lá no prédio, pois quer conhecer a baterista. O cara vai andando pelos corredores destruídos (o filme foi gravado em um sanatório abandonado de verdade, o Essex Mountain Sanitorium, que foi destruído em 2002, em menos de duas semanas) procurando a baterista que ele gostou tanto. O diretor quis aproveitar ao máximo o local, porque durante muito tempo do filme os personagens ficam andando a toa pelos corredores, só pra ter uma desculpa de mostrar o lugar. Ah, e vale dizer, é cheio de pichações como "Ozzy", "Metallica", "Fade to Black", entre outras coisas não-musicais.
   



Darnell escuta uns sons de batidas, e vai falando umas bobagens, chamando a "gata", sem ter resposta. Por algum motivo que só um cara que usa roupas amarelas deve entender, ele começa a fazer um rapzinho cretino. E então ele é atacado! De uma janela, surgem as mãos com uma espécie de alicate (eu não sei o nome daquele instrumento médico), e começam a esmagar a cabeça do sujeito. Depois que a figura morre, o assassino solta sua primeira frase de efeito: "Eu não gosto de rap, e não me chame de 'gata'".

  

Enquanto Tina e Rapunzel jogam xadrez (com Tina perdendo e ficando de cara com isso), Godiva (a outra rebelde), diz que vai dar uma volta e fazer umas pichações por aí.


Em algum lugar, o assassino fica assistindo filmes antigos de terror! E isso aparece várias vezes durante o filme, inclusive com minutos de cenas do filme que ele assiste tomando conta de toda a tela!

Bem, logo depois, ele está no banheiro lavando as mãos (?!), com uma pia cheia de ácido ao lado. Ele escuta a moça entrando no banheiro pra escrever algumas bobagens pelas paredes, e então faz mais uma vítima!

Enquanto é atacada, Godiva, diz que deve ser solta porque aquele é um país livre e outras bobagens políticas. Ao mergulhar a cabeça dela no ácido, o assassino diz que respeita os direitos dela, assim como suas escolhas políticas, mas não necessariamente concorda com elas!

  


  


E pra dar aquela enchida de linguiça e aumentar o tempo do filme, além de mostrar os "heróis" andando perdidos pelo sanatório, cenas de filmes antigos, também tem a cena que repete várias vezes, o legista andando pelo túnel escuro.
  


Preparando o próximo assassinato, ele testa sua furadeira com uma broca que parece as que os caras da NET usam pra destruir as paredes pra passar os cabos. A cena seguinte mostra o nerdão do grupo, um retardado viciado em cartas colecionáveis de baseball correndo atrás de uma que o vento levou. E com quem ele dá de cara, ao procurar pelos corredores?

Mesmo tendo uma porta aberta bem atrás dele, por onde havia acabado de entrar, o imbecil não foge, só fica tentando convencer o assassino a não matar ele, trocando por uma coleção de figurinhas. Toma uma furadeira na testa, otário! E é massa que a furadeira vai chegando perto e o cara nem se mexe, muito real! hahahaha






Mike, o loiro indeciso, resolve ir atrás de Darnell, mas claro, sem antes ficar um tempo pensando se deveria ir ou não. Toma mais cenas mostrando os corredores decrépitos. Ele encontra Tina e Rapunzel jogando xadrez, e como as moças não dão atenção, ele acaba com o jogo. Tina fica furiosa (ela finalmente estava ganhando), e parte pra cima de Mike!


   


  

A loira dá uma surra no cara, que culmina em tentar jogar ele de cima do prédio, depois de um soco no saco. Ele fica pendurado lá, enquanto Tina dá sua interminável risada maléfica. Lá de baixo, Kiki e Jane vêem a cena. Kiki diz "Olha, não é a mamãe brigando lá em cima? Toma cuidado, mamãe!". Mas isso com uma tranquilidade incrível, como se o cara não tivesse pendurado prestes a cair de um prédio!
    

  
    


Kiki e Jane decidem então ir atrás de Dennis, Darnell e Mike. Eu já disse várias vezes que os personagens ficam andando perdidos pelo lugar, né? Pois é, mais uma vez...

Enquanto elas vão andando, Mike segue pendurado lá.





O assassino está mais uma vez assistindo seus clássicos, e vemos que ele guarda a mão de Judy, sua amada, em uma espécie de altar. Mais uma vez ele pega sua maleta médica e parte em direção a próxima vítima.



  

Enquanto isso, Rapunzel decide ir encontrar Darnell. Mas ao chegar no banheiro, ela encontra uma cabeça pendurada (que é a Godiva). Sem muita enrolação, já é atacada, sendo estrangulada com um estetoscópio (e sangrando!).






Ao ouvir os gritos, Mike dá uma de Chapolin Colorado e tira forças do nada, pulando de volta ao prédio. Ele acha que alguma coisa aconteceu com Kiki, e corre atrás dela. Logo encontra as duas e fica mais tranquilo.
  





Por algum motivo, Jane parte em outra direção, até chegar em um local onde está o psicopata esperando algum retardado chegar pra morrer. Dessa vez ele ataca com uma serra. E ao avançar em direção da moça, ela é outra que não tenta fugir nem nada. Ela só fica parada lá esperando. "Se você for uma alucinação, desapareça!" é tudo que ela tenta. Quando ele não desaparece e chega mais perto, ela senta em uma cadeira e ele divide a cara dela ao meio.
  


  
  




Logo depois de ter matado Jane, Tina chega e presencia a cena. Ele diz alguma bobagem e dá as costas, indo embora. Tina fica sem reação (alguém tem alguma reação nesse filme?). Mike aparece e acha que a loira matou sua amiga. Mas ela fala sobre o assassino, e o cara corre pra achar Kiki novamente. Ao contar pra ela o que aconteceu com Jane e dizer que é verdade a lenda do psicopata, ela responde histericamente "O que é um psicopata?".




De novo o maldito tá lá, assistindo um filminho. Pra ele o tempo deve passar de uma maneira diferente, já que ele tem tempo de matar alguém, assistir tv, matar mais um, andar por aí...

  

Tina encontra as amigas mortas no banheiro. Enquanto isso, Mike e Kiki vão REZAR pra que consigam sair dessa. Por que os desgraçados simplesmente não saíram fugindo?! Puta que pariu! Massa que o altar que eles rezam tem um "Metallica" gigante hehehe






O legista planeja mais uma morte, sempre com sua maleta mil e uma funções. Ele enche uma mega seringa de anestésico e espera pelos próximos idiotas que vão aparecer.

E os próximos idiotas são Kiki e Mike. Depois de terminarem de rezar, ficam andando perdidos (maaaais uma vez) pelo lugar. Até que chegam em uma bifurcação, quando o indeciso Mike diz que eles deveriam ir pela direita. Mas peraí, eles andaram pela direita todo o tempo, então deveriam ir pela esquerda. Mas se eles andaram pela direita e não encontraram o assassino, significa que ele está na esquerda. Ou então é porque ele foi pra direita agora, e se eles foram por lá, vão encontrar ele. Depois de ficar nesse vai-não-vai, decidem ir pela esquerda.

Mal dão alguns passos, e TOMA! Seringada no pescoço do Mike.





O casal é levado pra sala de autópsia, onde Kiki é amarrada em uma cama e Mike é colocado na mesa de autópsia. Mas vocês acham que já vai acontecer alguma coisa? Que nada! O assassino ainda tem tempo de dar uma volta pelo local, passando pelo túnel escuro pra ir assistir mais um pouco de filmes antigos.






  

Na volta, ele começa a fazer a tortura em Mike. Tira os sapatos do cara (dando uma cheiradinha no chulé), e vai "brincando" com os dedos dos pés. Só que essa brincadeira envolve uma tesoura gigante! Depois de ter todos os dedos de um pé cortados, o cara MORRE!






  

Tina, armada com um cano, continua perambulando pelo sanatório/hospital, até encontrar a ação. Ela chega metendo banca, pronta pra espancar o maldito psicopata até a morte. Mas ele vai desviando dos golpes. Quando ela provoca, dizendo "mostre-me o que você tem", ele responde brandindo um machado!








Depois de uma breve luta, Tina consegue nocautear o assassino. Ela então solta Kiki das correntes, e as duas partem pra fugir dali. Mas no caminho, Tina cai na esteira de uma máquina e a ativa. Só que o troço é tão lento, que mais uma vez, não dá pra entender a falta de reação. Outra coisa que não dá pra entender é a tal máquina.

Kiki fica tentando desligar o equipamento feito uma criança analfabeta enquanto Tina grita por ajuda. Mas é tarde demais. Do outro lado da esteira, sai um cubo de Tina. Parece coisa de desenho animado, quando sei lá, o Tom tá perseguindo o Jerry e cai em uma esteira, é esmagado e sai prensado do outro lado.





  

O legista acorda e volta a perseguir Kiki, que procura uma saída. Durante a perseguição, o psicopata canastrão puxa do bolso um sprayzinho pro hálito!




Kiki finalmente consegue sair do local, mas o assassino está cada vez mais perto. Ele parte em direção da moça gritando "Judy! Eu fiz isso por você!". Como assim?! Por que ele matou um monte de gente pela mulher que ele amava? E é tão louco que acha que a filha dela é ela!

  

Quando ele consegue alcançar Kiki, continua com o discurso, "Judy, como você está bonita!", e ela fica dizendo que não é Judy, e sim Kiki. O diálogo continua estilo Chapolin, até que ela diz "Tudo bem, eu sou Judy". Em um momento de distração, ela dá uma joelhada no saco do cara e foge.
  



Ele cai no choro, e fica olhando a foto do jornal. Ela vê isso e fica com peninha, e volta (!!!) lá pra consolar o psicopata.




Ela diz que percebe então o que ele fez, mas que lembra que ele e a mãe dela iam mandar Kiki pra um internato e curtir a vida gastando os milhões. Ela não deixa barato e fura a cara dele com a empunhadura do espelho de Judy, que ela ainda tinha no bolso. E como de costume, ele também não tem reação nenhuma.

O filme encerra com o assassino caído e Kiki andando tranquilamente, indo embora, depois de conferir o penteado, claro. E então vemos a televisão do cara, com a cena final do filme que ele estava vendo, quando um personagem diz "estamos a salvo, finalmente".

   



E é isso! O filme tem algumas partes arrastadas, mas no geral é muito divertido. Principalmente por ter consciência que é uma bobagem, e abusa justamente disso. O roteiro não faz sentido, mas os personagens clichê, mortes sangrentas e diálogos engraçados fazem com que o filme seja digno de interesse.

Deixo com vocês essa compilação de cenas do filme, que é praticamente o resumo desse meu resumo. Vejam nas mortes como os personagens não estão presos em nada (com exceção do Mike), eles simplesmente não reagem!