terça-feira, 26 de maio de 2015

A Visão do Terror (TerrorVision - 1986) [Terça Trash]

Meus caros mortos-vivos, aqui estamos para mais uma Terça Trash! A pérola da semana é "A Visão do Terror", como foi lançado no Brasil, e que tem como título original "TerrorVision". O filme é de 1986 (tem muita coisa boa nesse ano!).


Ficha técnica:
Título Original: TerrorVision
Ano: 1986
País: EUA
Direção: Ted Nicolaou
Roteiro: Ted Nicolaou
Produção: Albert Band
Elenco: Diane Franklin, Mary Woronov, Gerrit Graham, Chad Allen, Jon Gries, Bert Remsen, Sonny Carl Davis, Ian Patrick Williams, Jennifer Richards
A sinopse do filme é a seguinte:
Uma brilhante energia monstruosa é remetida à Terra e aparece ao vivo na televisão de uma família, por um acidente cósmico. O chefe da família chama um técnico para resolver o defeito, acreditando ser um problema da TV. Eles parecem não ligar para o estranho fenômeno. A filha adolescente vai namorar, os pais participam despreocupadamente de uma sessão de troca de casais e o avô fica assistindo à televisão junto com o neto. O monstro, cheio de tentáculos e ameaçador sai do monitor e engole o técnico, partindo para novas vítimas. O monstro devora, também, o avô do garoto, mas ninguém acredita quando este relata o acontecimento, afinal, como um monstro poderia ter assassinado o avô, se uma pessoa igual a ele está no quarto?
E a versão curta:
Poderosa forma de energia vinda do espaço provoca estranhos fenômenos na Terra, quando captados pela antena parabólica de uma família americana.
Vejam o trailer da bagaça:



E o poster (que eu acho massa, gostaria de ter um):


O filme é uma daquelas comédias de terror tipicamente oitentista. Tem coisas totalmente sem pé nem cabeça (além de um monstro do espaço, eu quero dizer), personagens caricatos, situações politicamente incorretas, monstro alienígena gosmento, criança dando tiro de metralhadora, nojeira... Ou seja, filme divertido que vale o tempo!

Mais uma vez, contei aqui praticamente todo o filme, com um monte de imagens, vídeos e gifs. E lááá no final, tem um resumão de tudo isso. Vou tentar evitar fazer isso, porque além de ser bem trabalhoso, acho que não é muito o formato de "resenha" que muita gente procura. Esses montes de imagens e gifs eu vou postar no novo Tumblr do site! Acessem!

Bem, vamos lá! 

No início, vemos Plutão, mais precisamente na "Unidade de Descarte de Criaturas Mutantes" do Departamento de Saneamento. Lá, os bichinhos de estimação, ao sofrerem alguma mutação (o que parece ser comum), são transformados em energia e enviados como "lixo energético" pros confins no universo. Por um erro de cálculo, um desses monstrengos acaba vindo na direção da Terra (depois de sua forma energética brincar de pinball entre planetas).





Depois dessa introdução, vemos os créditos do filme, acompanhados da música tema, da "The Fibonaccis", uma banda de rock dos anos 80. 



Na sequência, vemos a família que ira protagonizar a história, os Putterman. Os pais, Stanley e Raquel são dois malucões com uma casa bizarra que eles se orgulham muito de ter decorado e adeptos do swing (apesar de não ter sorte em encontrar bons pares). A filha, Suzy, parece uma cria de Cindy Lauper com Madonna e é viciada em música e televisão. O filho caçula, Sherman, é um piazinho com altas habilidades militares que tem crises de sonambulismo e toma medicamento pesado por causa disso. O último membro da família é o avô, que acho que não tem nome! Ele é um velho malucão, com jeito de veterano de guerra, que faz panfletagem sobre os benefícios de comer rabo de lagartixa (já que eles crescem novamente), e tem um bunker cheio de armas dentro de casa.




Raquel fica de cara porque a TV tá sem sinal. E o motivo disso é que Stanley está instalando um novo sistema de antena, a incrível "Faça-Você-Mesmo 100", mas que parece não estar dando muito certo. O vendedor, Norton, que está em volta, diz que não tem como ajudar, porque aquela antena só tinha cobertura para reparos, não instalação. Stanley então dá umas porradas na antena, que toma uma descarga energética vinda do espaço!



E então a TV começa a funcionar muito bem! Muitos canais diferentes entram em sintonia, entre eles há filmes trash antigos (pra alegria de Sherman e do vô), canais pornográficos (pra alegria do casal), e a MTV (pra alegria de Suzy)!


Com todos esses canais, a família fica de queixo caído, e chegam a brigar pelo controle remoto (que tem uns 30 botões, radarzinho, controla um monte de sistemas da casa e parece pesar uns 3 quilos), a ponto de dar pau mais uma vez na televisão.


Depois do susto, a televisão volta a funcionar, mas o cara da antena é chamado pra dar uma olhada. Melhor prevenir, vai que acontece alguma merda, né?!

A noite de Stanley e Raquel já está programada. Eles tem uma troca de casais marcada, e é bizarro eles falando isso muito de boa com os filhos. E isso é muito transparente pra eles mesmo, tanto que a casa é toda decorada com quadros com pinturas eróticas, além de estátuas do mesmo estilo. Até na entrada da casa há uma fonte, que é uma mulher, e a água sai das tetas.

Suzy vai sair com o novo namorado, O.D., um toscão metaleiro no estereótipo ultra forçado de qualquer filme oitentista. E Sherman e o vovô pretendem virar a noite assistindo filmes trash, assistindo o programa da Medusa, uma apresentadora de resPEITO, no melhor estilo Elvira. Como o velhote diz, "filmes de guerra e de monstros são educativos, uma lição de sobrevivência!".





Bem, ao cair no sono assistindo os tais filmes, os dois são despertados com a presença do monstro na sala. Tomam o maior susto, mas sem entender muito bem o que é, acham que é um ladrão fantasiado. Correm pro bunker/quarto do avô e pegam armamento pesado pra ir achar o tal ladrão.



Enquanto isso, Norton, o cara da antena, chega pra ver que reparo é necessário. Ele não entende o que foi feito, porque tem um monte de gosma na caixa de controle. Não demora muito pra que vire comida de monstro, a primeira vítima. Logo em seguida, o avô também vira paçoca. E dessa vez, é bem visual a coisa. Com suas garras de borracha, o monstro faz sair um monte de gosma verde da cabeça do velho, que vai murchando, se transformando em uma poça de nojeira e nada mais.





O piá vê tudo isso e fica aterrorizado, afinal de contas, seu vô acaba de virar polenta, atacado por um monstro saído de sabe-se lá onde! Também tem a questão do mosntro se teleportar através da televisão, o que é uma viagem. O guri então foge e liga pra polícia. Mas é claro que ao descrever o que aconteceu, o policial não dá bola, e ainda mija o guri por passar trote.


Não demora muito e os pais chegam em casa, acompanhados de um casal pra fazer o swing. E encontram Sherman apavorado, contando a história de monstros, e como o avô foi morto por um. Pra não estragar a noite, Stanley leva os convidados até a jacuzzi, enquanto Raquel tenta dar um jeito no filho. Ao procurar o avô pra descobrir o que tá acontecendo, o monstro usa a cabeça do velho como marionete e até fala (?!). Sherman é deixado junto com o avô e Raquel volta pra curtir a noite.

Daqui em diante, a coisa acontece mais rápida, com o monstro aparecendo e matando todo mundo. O casal swinger, Spiro e Cherry, vira comida sem muitos rodeios, logo depois que o casal Putterman descobre que mais uma vez escolheram errado os parceiros de suruba, pois Spiro estava interessado em Stanley.

E em seguida, os próprios Putterman também viram gosma, sem muitos rodeios. Ao chegar em casa, Suzy encontra o irmão armado e falando sobre a história dos monstros e como todo mundo foi devorado. O bizarro é quando os filhos vão procurar os pais, mais uma vez o monstro usa as cabeças (cobertas de geleca) pra disfarçar como se todo mundo estivesse vivo, em um orgia, inclusive o avô!!! Por que o monstro faria isso? Não faz sentido, mas tudo bem, não precisa...





Na sequência, eles veem na TV uma mensagem de Pluthar, o encarregado pelo descarte de criaturas em Plutão, avisando que acidentalmente um dos monstros veio parar na Terra, e pode consumir toda a raça humana. E pede desculpa pelo inconveniente. Então o monstro surge da tela e ataca o trio. Suzy corre, Sherman enche o bicho de bala, e O.D. fica sem pode fazer muita coisa. Ao chegar próximo de devorá-lo, o monstro para, ao reconhecer os braceletes cheios de rebites como os de seu antigo dono. Que bosta!





Assim, eles então ficam "amigos" da criatura, e no estilo E.T., começam a ensinar algumas coisas pra ele. Ensinam o bicho até a falar (muito pouco), além de mostrar comida, música, e é claro, televisão (as melhores coisas inventadas pelo ser humano, segundo Suzy).


  


A próxima ideia deles é ganhar dinheiro com o monstro, levando ele em programas de televisão. Ligam pra Medusa pra tentar convencê-la de que vale a pena investir no bicho, e ela fica de talvez aparecer lá pra dar uma olhada nele, já que disseram que tem uma festa rolando.


E o próprio monstro fica viciado em TV depois que é apresentado a uma. Tanto que fica muito brabo quando o sinal cai. Tão brabo que ataca O.D., aumentando a lista de vímitas que viraram poças de gosma. Ao mesmo tempo, chega um policial na casa, procurando Sherman por causa dos supostos trotes. Já sabem né... mais um que foi devorado! 






Depois de uma tentativa de matar o monstro, que não se sabe se deu certo ou não, pra surpresa geral, surge Pluthar (também através da TV), dizendo que chegou pra ajudar todos, e precisa se livrar do monstro. Ao ser questionado sobre o que aconteceria com a família e todo mundo que foi comido, Pluthar primeiro diz que provavelmente vai ser rebaixado de posto por causa do ocorrido, e logo em seguida afirma que há uma maneira de extrair o DNA das vítimas e trazê-las de volta, mas só se o monstro for capturado com vida.
   

A última convidada chega, quando nem era esperada mais. Medusa aparece na casa, achando que tem uma festa acontecendo lá. Mas ao entrar na sala, vê Pluthar com uma arma, e acha que ele é uma ameaça. Então a peituda dá uma bordoada nele sem pensar duas vezes, quebrando o traje espacial e fazendo ele explodir pela perda de pressão!




Como se já não estivessem fodidos o bastante, o monstro surge mais uma vez, e usa seu poder de super sucção, e pelo que dá a entender (e é bem isso que acontece mesmo), devora todo mundo que sobrou. Pra fechar com chave de ouro, ele encarna a Medusa, no estilo "cabeça gosmenta" e parte mundo afora, provavelmente pra seguir devorando todos.


  

E fim!

Resumo:
O filme passa em volta de uma família bizarra, os Potterman, formada por pais swingers totalmente liberais (Stanley e Raquel), uma filha que sonha ser a Cindy Lauper (Suzy), um filho caçula sonâmbulo e maluco por armas (Sherman) e um vô mais maluco por armas ainda, além de comedor de rabos de lagartos (Vô).
Como demais personagens temos o cara da antena parabólica (Norton), um metaleiro de araque e namorado da Suzy (O.D.), uma apresentadora de TV de um programa de filmes trash, no melhor estilo Elvira (Medusa) e um casal de swingers (Spiro e Cherry).

Em Plutão, as criaturas mutantes são descartadas transformando-as em energia e jogando pelo espaço, literalmente. Mas por um acidente de cálculo, uma delas vem parar na Terra, e para na casa dos Potterman através do novíssimo sistema de parabólica instalado.

Aos poucos, a criatura vai devorando um a um, deixando uma poça de gosma nojenta no lugar. Sherman é quem presencia isso, mas ninguém acredita no guri. O monstro dá um jeito de enganar usando as cabeças das vítimas, parecendo que essas continuam vivas.

Quando Sherman, Suzy e O.D. encontram o monstro, eles decidem tentar domesticá-lo. Ensinam pra ele sobre comida, música e televisão, que segundo Suzy, são as melhores coisas que existem. E chegam a planejar ganhar dinheiro com ele, levando em programas de TV, e inclusive chamam a Medusa para ver o monstro. Mas como qualquer viciado, ele fica putaço quando a TV fica sem sinal. Tão de cara que parte pro ataque contra os novos "amigos".

Ao finalmente descobrirem que o monstro devorou todo mundo, os irmãos decidem que tem que matá-lo. E aí recebem a inesperada ajudar de Pluthar, o responsável por mandar o monstro pra Terra acidentalmente. Mas nessa hora, a Medusa chega na casa e sem saber o que tá acontecendo, acaba com Pluthar, achando que ele é uma ameaça.

Fim da linha pra todo mundo... sem a ajuda dele, o monstro devora todos!

Veredito final:
Assistam, o filme é muito divertido. O monstro é tosco, mas tosco mesmo! As atuações são tão forçadas que chegam a ser engraçadas. A cena da morte dos pais então, nem se fala. Filme perfeito pra assistir com os amigos dando muita risada e comentando cada cena, botando defeito em tudo mas mesmo assim adorando o filme! Não é pra ser levado a sério, até porque nem o próprio filme se leva. E isso é muito bom, assim a gente nem fica tentando entender furos de roteiro.