segunda-feira, 13 de abril de 2015

Epica e Dragonforce em Colônia

Dia 31 de janeiro teve show do Epica em Colônia, com abertura da Dragonforce e a total desconhecida (pelo menos pra mim) Diablo Blvd. Devo admitir que nunca tinha ouvido Epica na vida, só sabia que era uma banda com uma mulher no vocal (cantando com voz limpa, o suficiente pra eu não querer escutar).

Mas acontece que o orientador da Priscilla aqui na Alemanha é fã de metal, e o Epica é a banda favorita dele. E ele nos convidou pra ir no show, e aceitamos.

Chegando no local, já tinha uma fila grandinha esperando pra entrar. O local é grande, perto do rio, onde pelo jeito seguidamente acontecem shows. E o frio tava forte!




Ao ser revistado na entrada, o segurança disse que eu não poderia entrar com a GoPro! Achei isso muito, mas muito idiota. Não sei se é política do lugar ou exigência de alguma das bandas, mas chega a ser ridículo. Um monte de gente com o último iPhone fazendo vídeos e fotos o tempo inteiro, e o cara não pode entrar com uma GoPro! Tive que deixar na portaria, e fiquei com um número pra retirar de volta na saída.


A primeira banda a tocar foi a Diablo Blvd. Eu nem sabia que essa banda ia tocar! E nem conhecia também. Bah, e que banda ruim! Nem sei como descrever, mas aí embaixo tem uns videozinhos. O melhor do show deles foi quando anunciaram que iam tocar a última música e alguém do público gritou um alto e sonoro "YEAH!". O vocalista até fez piada disso.





Na sequência, Dragonforce! Essa eu já tinha escutado alguma coisa, conhecia a banda, sabia que estilo era (apesar de não escutar). E sabia que essa era a banda com a tal "música muito difícil no Guitar Hero".

O show dos caras é estranho, eu diria. Os guitarristas parecem duas crianças brincando no palco, fazendo piadinhas e tal. Não estou reclamando disso, só não esperava nada assim, fui surpreendido. O japa fica pulando de um lado pra outro, e durante os "duelos" de guitarra, fica um tirando sarro do outro. É estranho mesmo.

Como informação extra, o japa destruiu o headstock da guitarra no show em São Paulo, pouco tempo depois, fazendo essas frescuras de jogar a guitarra pra cima e tal. Dá pra ver o conserto dela aqui.

Quanto ao som, não tenho muito o que dizer. Quem gosta de power metal, provavelmente gosta dessa banda. O instrumental é competente e o vocal também. E é isso!











E finalmente a headliner da noite, Epica! Antes de começar o show deles, o palco foi modificado, mudaram bateria, testaram luzes e várias frescuras. Mas uma coisa é certa, essas "frescuras" no palco foram muito bem feitas! Os efeitos de iluminação ficaram muito bons! Ponto pros caras por isso.

Mais um show que eu não sabia o que esperar, além de uma vozinha "lírica" enchendo o saco. Mas acontece que os caras tem também um guitarrista que de vez em quando canta, e é com vocal gutural! Mas que boa surpresa hehe

O público estava enlouquecido! Dividido entre adolescentes ou coroas, agitando bastante, principalmente cantando todas as músicas. E quanto mais o show avançava, aprendi uma coisa a respeito dos alemães: a maioria não usa desodorante! Puts, quanto mais a galera ia agitando, mais subia a nuvem de fedor.

Mas de volta ao som, a banda até tem uns riffs bons, passagens legais em algumas músicas e tal. Provavelmente nunca vou escutar a banda novamente, mas entendi porque quem gosta do estilo gosta da banda, os caras são competentes.

A banda interage bastante com o público, o que também é legal. O tecladista tem até um tecladinho com talabarte pra ir pra perto da galera, no melhor estilo Dominó!

Ah, e como não poderia deixar passar, já que todo mundo sempre enfatiza, a vocalista realmente é gata.

E foi isso. Na volta para Bonn, ainda tivemos a oportunidade de andar a 220 km/h em uma das famosas Autobahn, onde não tem limite de velocidade. Mas também ficamos sabendo que elas são bem raras, são poucos os lugares na Alemanha que tem uma, e os trechos sem limites não são muito grandes (esse que andamos durou uns 5 minutos no máximo).

Mais abaixo tem várias fotos e no final uns vídeos.