terça-feira, 28 de abril de 2015

A Noite do Cometa (1984) - E cadê os zumbis?! [Terça Trash]

Ah, década de oitenta! Mais uma vez nos mostrando do que foi feita. Em "A Noite do Cometa", de 1984, temos um enredo que parece interessante: pós-apocalíptico, com zumbis, marginais, cientistas e tiroteio. Só coisa boa né?! Mas não é bem assim, infelizmente, como podem ler adiante.

Ficha técnica:
Título original: Night of the Comet
Ano produção: 1984
Diretor: Thom Eberhardt
Data de estreia : 16 de Novembro de 1984
Duração: 95 minutos
Gênero: Comédia, ficção científica e terror
Países de origem: Estados Unidos da América

Night of the Comet
Gosto desse poster!

O filme gira em torno de duas irmãs que são sobreviventes da passagem do cometa, que transformou quase todo mundo em pó, e outros em zumbis. Elas saem em busca de mais sobreviventes, trocando tiros com psicopatas e se vêem enrascadas em uma base científica tão perigosa quanto os zumbis.

Com uma sinopse dessas, eu esperava um filme mais sério, com bastante ação e até mesmo gore, por conta dos zumbis. Mas não é o caso. O filme vai mais pro lado da comédia, com zumbis aparecendo muito de vez em quando (acho que aparecem 5 no filme todo). Não que isso seja ruim, eu adoro filmes de "terrir".

As atrizes que interpretam as irmãs estão muito bem, e suas aventuras não chegam a ser (tão) chatas. Mas na minha opinião, o filme peca pela pouca ação. Os cenários são legais, as cores são boas, os penteados totalmente anos 80, tudo está lá. É um filme legalzinho, mas que não pode ser comparado com outros mega clássicos da mesma época.

O final do filme... bah! Não vou dar spoiler, só vou dizer que é cretino! hehehe

Clique para seguir lendo e ver muitas imagens do filme, acompanhadas por um resumão dele.


É Natal, e um cometa vai passar próximo da Terra. Alguns cientistas ficam com receio, por ser o mesmo cometa que por coincidência (ou não) passou pelo planeta na mesma época que os dinossauros foram extintos, e vão para uma base subterrânea. Todo o restante da população (representada por algumas pessoas em Los Angeles) quer fazer festa e ver a passagem do tal cometa.


Depois dessa introdução, o filme começa em um cinema, com o balconista tentando vender umas bugigangas para as pessoas vestirem assistindo a passagem do cometa. Regina, a protagonista, está grudada em uma máquina de arcade jogando Tempest. Todos os recordes do jogo são dela, mas em sexto lugar tem um tal de DMK. Ela fica de cara com isso, querendo descobrir quem é o maldito! O tiozinho do balcão precisa insistir muito pra que ela vá fazer uma ronda de lanterninha nas salas.




Depois de conferir o cinema, ela vai se encontrar com Larry, que é o cara da sala de projeção, com quem ela tem um esquema. Pelo telefone, ele negocia com alguém pra "emprestar" um filme do cinema, para que façam uma cópia. A barganha chega a ser engraçada: "Não vou perder de ver o cometa por míseros 100 dólares!", e depois da resposta da outra pessoa: "Ok, por 110 podemos negociar". Que baita negociador hein! haha

Larry e Regina decidem então passar a noite na sala de projeção, que segundo ele, é toda feita de aço, que nem o Super Homem poderia enxergar eles lá. Assim, ele esperaria de manhã cedo pro cara devolver o filme, e depois eles poderiam assistir o cometa reprisado na televisão.

Regina liga pra casa, e pede pra sua irmã, Samantha, avisar a madrasta que vai passar a noite fora. Somos então apresentados ao personagem da madrasta, que é uma vaca. Em uma discussão besta, rola uma troca de tapas entre Doris (a madrasta) e Samantha, que culmina nisso aí que tá embaixo:


Em seguida, tem um monte de gente pelas ruas, esperando a passagem do cometa. No filme não vimos muita coisa, além de uns efeitos de luz baratos e bem rápidos. Economizaram até nisso! heheh



E logo após, todo mundo simplesmente desaparece! O dia fica avermelhado, como em um pôr do sol eterno coberto de poluição, mais um efeito barato, mas que funcionou legal, dando um clima interessante pra aparência do filme a partir daí.





Na sala de projeção, Larry e Regina acordam, mas o cara do filme ainda não apareceu pra devolver. Larry fica puto da vida e decide ir atrás. E aí vemos o primeiro zumbi do filme! Ao sair do cinema, surge essa figura aí e ataca. Mas não com dentadas, e sim com uma chave inglesa heheheh



A protagonista sai pra dar uma volta, jogar um arcade e comer alguma coisa e acaba ficando presa fora do cinema. Quando dá a volta no beco, acha as chaves do Larry, junto com a ferramenta ensanguentada e o zumbi mastigando um filé. O inacreditável é que o zumbi fala normalmente! Ao ser atacada, ela desfere uns golpes karatecas e foge de moto (capacete pra quê, anos 80?).






Durante o caminho, não encontra uma viva alma. Só roupas pelo chão, com um monte de poeira. Temos aí mais umas sequências de cenários vazios com luz avermelhada. Chegando em casa, encontra a irmã dela, que tinha fugido depois do fight com a madrasta e passado a noite no abrigo do pátio.

Depois de uma conversa, explicando que todo mundo desapareceu/morreu/virou pó, elas decidem ir até a rádio, pois a programação continua normalmente, com o apresentador falando como se nada tivesse acontecido.


Ao chegar lá, encontram Hector, um cara que sobreviveu a passagem do cometa e que já enfrentou zumbis. Diz que estava com uma garota, mas que ela tinha virado comida de zumbi. Regina percebe que foi o mesmo fim que teve o Larry.

Seguindo a conversa, eles se dão conta de como não foram afetados: todos passaram a noite fechados em alguma estrutura de metal. Regina estava com Larry na cabine de projeção do cinema, que dizem ser de aço. Samantha ficou no abrigo de metal, e Hector estava no seu caminhão.



Enquanto Regina e Hector conversam, Samantha dá uma de DJ e fica falando umas bobagens no rádio. Os cientistas que aparecem lá no início do filme indo para uma base subterrânea ligam pra rádio, e falam com ela, mas ela não sabe muito dos detalhes, como onde estão ou qualquer outra informação importante.

Nesse meio tempo, Regina dá uma conferida no revólver que o Hector tem, e diz que o pai delas, um veterano do Vietnã, costumava levá-las pra treinar tiro em uma base militar. Quando questionada sobre armas mais pesadas, ela solta a seguinte pérola: "A metralhadora MAC-10 foi praticamente projetada para donas de casa".


Na base científica, há uma discussão sobre ir atrás dos sobreviventes ou não. O que parece é que a mulher mau humorada aí não quer de jeito nenhum que tragam mais pessoas pro lugar, porque não tá nem aí pra eles. Já o cara faz questão de "resgatar" os sobreviventes.



Samantha aparece dirigindo um carro, aproveitando que a cidade, e provavelmente o mundo está praticamente deserto. Alta velocidade e bebida ao volante. Mas o improvável acontece: policiais saem em perseguição e param a jovem. Quando é abordada, vê que os policiais são zumbis, e então é atacada!


Mas era só um pesadelo. Então ela vai tomar um banho ou o que quer que seja que ela vai fazer. E é atacada por um zumbi!


Mas era só outro pesadelo!

As irmãs saem pra treinar tiro ao alvo em um carro, sabe-se lá por que motivo. E da onde surgiu essa metralhadora? Não sei também. Nisso, o filme já se arrasta e parece que não tem muito pra onde ir.



Hector parte, indo encontrar sua mãe. Diz que apesar de saber que ela também morreu, precisa ter certeza. Chega na casa e em vez de juntar mantimentos, começa a pegar os porta retratos! Até que é atacado por um guri zumbi! Mas nem bate no piá, só vai embora e foge.




 A dupla, já entediada, resolve ir "fazer compras". Já que não tem ninguém em lugar nenhum mesmo, partem pra um shopping pra pegar umas roupas por lá. Nessa sequência, vemos as duas largando suas armas e praticamente fazendo um desfile, tudo ao som de Cindy Lauper - Girls Just Want to Have Fun. Anos oiteeeeenta! hahaha




E eis que surge uma reviravolta! Vemos uns caras monitorando as duas pelo sistema de segurança. Ainda não se sabe nada sobre eles, mas dá pra ver que as intenções não são muito boas. Temos certeza disso quando eles partem para pegar as duas, no melhor estilo "chefão tosco e capangas idiotas".


Durante suas "compras", Samantha fica questionando se rolou algo entre Regina e Hector. Ela disse que tava interessada no cara, mas que a irmã sempre rouba os homens dela. Regina diz que não teve nada, que só conversaram. E aí surge outra pérola: "...o último cara na Terra ou é cavalheiro, ou é bicha".


Durante essa enrolação e papo furado, os novos vilões chegam e pegam uma das metralhadoras que tinha sido jogada entre uns sapatos. Regina ainda tem a arma dela, e o tiroteio começa. Ninguém acerta ninguém, ficam só gastando bala a toa. Até a Samantha joga uns sapatos nos caras.





Até que então, os caras fazem a Samantha de refém. Mas eles não esperavam que Regina também tivesse capturado um deles! Aí chega o maluco do chefe da gangue, e mata o "amigo" dele, alegando que não poderia deixar que ela fizesse um deles de refém!

E não é que eu achei o vídeo com essa parte do filme?! Tá aí! hahaha


Ambas são acorrentadas, e pelo que parece, serão mortas. O motivo? Agora já sabemos: elas estão roubando a loja! Os marginais são os antigos trabalhadores do estoque, que sobreviveram, e agora se acham os donos das lojas. E como as mocinhas não pretendiam pagar por nada, devem morrer.



Mas no exato momento, chega a equipe dos cientistas e mete bala em todo mundo (menos nas duas)! Estranho, porque eles queriam levar o máximo de sobreviventes para a base, mas chegam matando uns cinco. Depois de tudo explicado, Regina parte com o grupo em direção da base. Os cientistas dizem que seria interessante Samantha ficar para esperar Hector, mas a verdade é que eles queriam matá-la, por já estar apresentando sinais da zumbificação (que segundo ela, é só uma alergia). 

Depois de aplicar uma injeção na guria, a cientista mau humorada mata o companheiro. De início não dá pra entender muito bem o motivo disso, mas mais adiante fica tudo claro.




A cientista então vai pra rádio, que era o local combinado entre as irmãs e Hector. Quando ele chega lá (fantasiado de Papai Noel), a cientista diz que está tudo anotado em um bloco, seja lá o que for. E então se mata com uma injeção letal.




Na base científica, Regina é interrogada, sobre se ela já teve alguma doença e coisas assim. Ela começa a ficar de cara e pergunta da irmã dela. O cientista, saindo da sala, responde na maior tranquilidade: "Sua irmã está morta".





Mais puta da cara ainda, ela nocauteia o cara que chegou pra seguir o interrogatório, e foge da sala. Vai em busca de um jeito pra fugir, e dá de cara na sala onde umas mulheres pretendem sedar duas crianças pra tirar o sangue delas. Aí a gente entende que os tais cientistas querem sobreviventes pra usar como banco de sangue, e tentar fazer um soro pra não se transformarem em zumbis. E nem as crianças eles iam poupar!



Regina deixa as mulheres sedadas, e sai de lá com as crianças. Enquanto isso, Hector aparece no complexo, seguindo as anotações da cientista suicida, que agora entendemos que não era tão má assim, pois pelo jeito não concordava com os outros.

E quem aparece também é Samantha! Então ela não estava morta, a tal injeção não era letal, era só pra botar ela pra dormir e se fazer de morta, assim os cientistas não levariam ela pra virar cobaia.






Depois que Hector sabota os carros, o grupo parte em fuga. Quando os cientistas vão atrás deles, acabam explodindo! E já tavam virando zumbi!




Bem, finalmente chegando ao fim do filme, uma chuvarada limpa todos os restos de poeira de pessoas que restavam pelas ruas, assim como leva todas as roupas embora. Os esgotos devem ter entupido!

Depois da chuvarada, o céu limpa, deixando de ficar com aquela aparência de apocalipse. E aí entra o final cretino do filme. Regina tirando fotos das crianças, no estilo "família feliz", todos muito bem vestidos.



Samantha continua de cara por estar solteira e não ter nada o que fazer em uma cidade vazia. Mas ao atravessar uma rua com o sinal fechado, quase é atropelada. O motorista dá a volta e pede desculpas, e então ela entra no carro e eles saem. O nome do cara? DMK.




Fim cretino, não disse?