quinta-feira, 26 de março de 2015

Uboooongo!

Depois de ver muitos jogos disponíveis na Amazon aqui da Alemanha, e também ver alguns em várias lojas por aqui, me interessei pelo Ubongo. Conhecia o jogo só pelo nome, mas não tinha muita ideia de como era. Pesquisando sobre ele, achei um vídeo do Jack Explicador (que faz muitos vídeos bons, por sinal!).

No vídeo os caras jogam uma partida completa. E o jogo parecia ser realmente muito divertido! Mostrei pra Priscilla e ela gostou, então decidi qual seria a próxima compra. Voltei pra Amazon, e tinha um usado pela metade do preço e frete grátis. Como dizia que a condição dele era boa, nem pensei duas vezes, comprei ele mesmo.


Me surpreendi ao ver o jogo quando chegou. Lacrado! Ele só tinha um pequeno "machucado" na caixa, que não influencia em absolutamente nada. Mas que beleza!



Muito bem, vamos ao jogo! Nele, participam de 2 a 4 pessoas (mas tem a expansão que aumenta pra até 6). Cada jogador recebe um conjunto de peças com formatos diferentes, e a cada turno, recebe uma "carta". Nela, há vários quadradinhos em branco no centro, e embaixo o desenho das peças que deverão ser utilizadas de acordo com o símbolo sorteado.

O jogador da vez rola o dado, e ao mesmo tempo vira a ampulheta. De acordo com o que sair no dado, os jogadores pegam as peças correspondentes em sua carta e tenta encaixar no espaço, dentro do tempo da ampulheta (50 segundos, se não me engano).


Quando tiver terminado, o jogador deve dizer "Ubongo" e mexer o seu peão no trilho (não é obrigatório), e então pegar as duas pedras mais próximas. Enquanto tiver tempo, os outros jogadores também podem fazer isso, na medida que forem montando o seu quebra-cabeça. A diferença é que o primeiro pode mexer até 3 espaços, o segundo 2, e assim vai.

Depois de 9 rodadas, o jogo termina. Quem tiver um conjunto com o maior número de pedras da mesma cor, vence. Caso dê empate, é contado o número de pedras da segunda cor mais numerosa.


É um jogo bem simples, mas muito divertido! Dá uma agonia quando não conseguimos montar de jeito nenhum o maldito quebra-cabeça, ou quando vemos o tempo terminando. Mas também é muito legal conseguir fechar tudo bem rápido e gritar Ubongo e ir pegar as pedras antes de todo mundo.


A caixa é grandona (até demais, podia ser metade do tamanho), mas tem um insert muito bom, deixando tudo bem organizado. Os componentes são simples, mas legais. O único contra que eu achei foi a respeito das cores das pedras. Tem um amarelo e um quase amarelo. No primeiro jogo, eu fui catando todas achando que era a mesma cor. Mas aí a gente se deu conta que eram diferentes! Enfim, é um jogo que funciona muito bem como party game, o agito é garantido!