quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Jogando na Alemanha!

Nada melhor pra alimentar a pança desse zumbi que vai e vem, do que um post de jogatina, e ainda por cima, na Alemanha!

Não vou entrar em detalhes sobre a vinda pra Alemanha, porque pretendo fazer outras postagens sobre isso. Então vamos direto ao que interessa.

Como muita gente sabe, a Alemanha é considerada o país dos jogos de tabuleiro. Chegando em Bonn (a cidade onde estamos morando) fui atrás de descobrir algum grupo pra jogar. Pesquisei no BGG, e achei vários usuários lá. Pesquisando no google mesmo, acabei achando o Meetup, que é um site onde são organizados encontros de qualquer tipo (festas, reuniões, jogatinas, entre muitas coisas interessantes), e lá achei um grupo de jogos de tabuleiro da cidade.

Depois de alguns dias, recebi um email com um convite pra participar de um encontro que ia acontecer em um bar na cidade, pra jogar. Peguei o endereço e fui.

Pra minha surpresa (e ótima surpresa), o tal bar/café é um lugar com temática nerd/fantasia/coisas legais, com muitos jogos disponíveis no acervo. Voyager é o nome do lugar, e pelo que eu fiquei sabendo, abriga não só grupos de jogos de tabuleiro e RPG, mas também campeonatos de jogos de miniaturas, como X-Wing, por exemplo.

Entrada do bar. (peguei a foto do site)

Cheguei lá sem saber quem eu procurava, a não ser um nome. Conversei com o atendente, e ele disse que naquele dia estava acontecendo um encontro de um grupo de RPG ali, mas não sabia nada de algum grupo de tabuleiro. Um outro cara que estava lá me ajudou, conversando com o pessoal e achou quem eu procurava.


A jogatina ficou resumida em duas pessoas (Thorsten, o alemão, e eu). Levei na mochila os dois jogos que trouxe pra Alemanha: Hive e Death Angel. Ele tinha um Pandemic e um jogo de cartas que eu não lembro qual é.

Ele não conhecia nenhum dos dois, e por isso achei melhor deixar o Death Angel de lado. Já o Hive é bem fácil de explicar. Jogamos algumas partidas, e foi bem equilibrado.

Depois partimos pro Pandemic. Ele tinha a versão mais nova com expansões. Mas jogamos só o jogo base. Na primeira partida, tudo parecia ir bem, porque a gente tava achando até fácil tudo que ia aparecendo. Acho que deu só um outbreak, e já tínhamos encontrado a cura para 3 das 4 doenças. Mas aí acabou o deck. Perdemos! Puts, foi quase! Até as cartas a gente já tinha conseguido juntar, mas não deu tempo.

jogamos com cartas abertas mesmo, pra facilitar e porque não faz muito sentido as cartas fechadas nesse jogo

Muito bem, partimos pra uma nova tentativa. A segunda partida começou meio estranha, pois não aparecia nunca a carta de infestação (não lembro o nome certo). Conseguimos fazer bastante coisa de início, mas já sabendo que quando aparecessem as cartas, iam ser bem na sequência uma da outra. Dessa vez, meu personagem tinha 5 ações em vez de 4, e o dele tirava um cubo de doença quando entrava numa cidade com 3 cubos (ou algo assim).

Thorsten preocupado!

Isso foi bom, pois assim eu conseguia andar bastante, e ele ia limpando pra evitar que espalhasse demais as doenças. Perto do final, ainda não tínhamos enfrentado muitos problemas, até que na América do Sul (ah, tinha que ser hehe), deu outbreak que gerou outbreak. E na próxima carta, aconteceu a mesma coisa! Fomos de 0 a 4 outbreaks em um mesmo turno! Ficou feia a coisa. Mas aí só faltava uma cura ser descoberta, coisa que fizemos logo em seguida.

fim de partida, e o mundo foi salvo (pelo menos dessas doenças)

Depois de um bom papo, resolvemos encerrar a noite de jogos. Enquanto isso, nas outras mesas o pessoal jogava RPG (não vi que sistema), Ticket to Ride, Ubongo, entre outras coisas. Outro atrativo do bar é ter cervejas especiais "fantásticas", coisas como "cerveja do goblin maluco" e outras nesse estilo, e que dizem que são muito boas.

Ah, e até no banheiro tinha decoração legal, como uns quadros de personagens de HQs e uma planta da Millenium Falcon! Outra coisa excelente do lugar: a taxa pra jogar qualquer jogo, quantos quiser, o tempo que quiser, é 1 euro!


Agora aguardo uma nova jogatina, provavelmente com mais participantes e com uns jogos diferentes. Conversando com o Thorsten, ele falou de uns jogos tradicionais alemães e eu fiquei com vontade de conhecer.

Ao som de Desaster - Teutonic Steel.