segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Tide of Iron - Abatendo os malditos nazistas!

Estreamos Tide of Iron! Jogo de guerra pesado, com bastante detalhes nas regras, muitos cenários simulando combates reais na 2ª Guerra, e miniaturas muito legais!

A gente ia jogar entre 4, mas como um furou, a partida ficou 2x1. O Patrick jogou com os alemães e eu e o Horse éramos os americanos. Jogamos o que eu acho que é o primeiro cenário do livro, em que os nazistas devem invadir um local cercado que os americanos ficam protegendo. Os aliados podem receber reforços todos os turnos, enquanto que os alemães não.

Durante o setup do jogo, além de montar o mapa, os jogadores têm que montar as suas tropas. Pra isso, há várias bases com 4 espaços. Cada soldado ocupa um espaço, enquanto que os morteiros e metralhadoras ocupam 2 espaços. Cada tipo de unidade tem seus atributos, então essa montagem já faz parte da estratégia do jogo. Cada exércido também possui 2 esquadrões separados, e eu e o Horse jogamos cada um controlando um esquadrão dos americanos.



Depois de montar as tropas iniciais e decidir seus locais iniciais no mapa, começamos a partida. No início, os americanos só ficaram esperando, em op fire, que é o modo que as unidades ficam pra interromper o turno do oponente pra atacar. Colocamos uma metralhadora avançada, com um bom campo de visão, pra cuspir fogo nas tropas alemãs.

Os nazistas vinham com bastante gente e tinham um tanque. Além disso, tinham várias florestas pelo caminho pra poder se esconder. Mesmo assim, demorou uns 4 turnos (metade da partida nesse cenário), até que eles conseguissem destruir a bendita metralhadora, usando suporte de várias unidades, incluindo o tanque.


To outro lado do mapa, a cada turno que passava, os reforços iam chegando. Já tínhamos uma unidade especializada com lança-chamas e outra antitanque.


Ao se aproximar do objetivo, os alemães ficaram mais expostos, e os morteiros conseguiram entrar em ação. Uma unidade foi destruída, enquanto que outras ficaram apavoradas, sem poder agir.


Com as vantagens que as cartas dão, o Patrick conseguiu anular algumas coisas que a gente tinha conseguido fazer, e acabou avançando bastante. Duas das metralhadoras americanas que estavam um pouco avançadas viraram guisado!


E o tanque ainda estava funcionando! Colocamos a tropa antitanque em ação, e foi feito um belo estrago no tanque, mas mesmo assim ele ainda conseguia disparar, apesar de não poder mais se mover.


Os nazistas começaram a assustar, chegando cada vez mais perto, mas os reforços dos aliados não paravam de chegar. Unidades dentro das trincheiras tinham mais proteção, e isso foi de grande ajuda pra aguentar o ataque.


Perto do final da partida a coisa ficou emocionante. Os alemães tinham uma chance real de conseguir invadir o local muito protegido pelos americanos. Mas era a última chance. Os engenheiros foram enviados pros arames farpados pra cortá-los, pra que o resto das tropas pudesse assaltar o lugar com facilidade.


Mas não deu certo. Os americanos conseguiram destruir a tropa de engenharia, acabando com a chance dos alemães invadirem a tempo.


Fim de jogo. Vitória dos aliados, mas com emoção! A partida foi muito legal! Apesar de algumas dúvidas com regras e um pequeno erro na questão do ataque com suporte, foi tranquilo. Ótimo jogo, com certeza quero jogar ele de novo, seguindo os cenários.