terça-feira, 30 de agosto de 2011

Ladrões, zumbis e mais ladrões

Marcamos uma jogatina pra estrear o Cadwallon: City of Thieves, que o Marcus de Moura comprou e deixou aqui em casa pra eu decifrar as regras. O jogo é bonito, tem várias miniaturas muito legais e um tema interessante. Cada jogador controla uma gangue de ladrões e o objetivo é conseguir juntar mais dinheiro que os adversários. Pra fazer isso, é necessário invadir as casas do mapa e abrir os baús, juntando os tesouros e cumprindo as missões, além de carregar pra fora do tabuleiro antes do último turno, quando a guarda da cidade fecha o distrito.



Achei as regras dele simples demais, um tanto bobas até. Cada jogador recebe 7 pontos de ação pra ativar seus 4 personagens. Os personagens podem se movimentar e fazer uma ação. Todos os personagens do jogo tem as mesmas estatísticas, com a diferença dos poderes especiais, que cada um tem o seu.

Paga-se um ponto para mover, podendo mover o personagem até 4 espaços. Para abrir um baú, o jogador tem que tirar 4 ou menos no dado. E nas lutas, rolam-se 2 dados pra cada personagem, e os mais altos são comparados. Não existem muitas escolhas e decisões estratégicas, mas no fim das contas é um jogo divertido.

O jogo diverte, rendendo boas risadas ao conseguir sacanear os adversários usando cartas, levando o guarda pra atacar, roubando tesouros dos personagens, entre outras situações.

Existem cenários, que determinam quantos turnos terá a partida, além de regras especiais. Isso é legal, porque dependendo do cenário escolhido pode ser totalmente diferente o jogo. Jogamos no primeiro, que não tem nada de especial, mas vi que tem alguns com ataque de zumbis, que deve adicionar um desafio extra.

Ganhei a partida com uma grande diferença de pontos, porque eu fiz várias missões, que é o que mais dá ponto no jogo. Jogamos entre 3, talvez com 4 o tabueiro fique cheio demais de personagens.

Depois jogamos Zombies!!!, e a vitória foi pro Máscu pelo número de zumbis que ele matou. Foi foda porque ele conseguiu a granada e matou 6 zumbis com um ataque só! Não teve como acompanhar a matança, e chegar no helicóptero tava bem difícil.

E pra fechar a madrugada, teve mais uma estreia! Dessa vez o Colonizadores de Catan, versão nacional da Grow. Pra mim a partida não andava, eu só conseguia pedra, pedra e pedra! Daí tiver que partir pro esquema de comprar cartas de desenvolvimento. Meu exército era gigante, e também tava com a maior estrada. Fora isso, tinha algumas aldeias e cidades. Faltava pouco pra ganhar, só que a Priscilla agitou construindo uma estrada que era praticamente uma rodovia que atravessava a ilha! Perdi 2 pontos que não ia ter como recuperar. No finalzinho, tava todo mundo quase fechando o jogo, pra mim faltava 1 ponto. Eu sabia que a Priscilla, que jogava depois de mim, ia conseguir fechar o jogo, e arrisquei uma carta de desenvolvimento, porque não tinha o que fazer. Veio mais um cavaleiro, dos 10 que eu já tinha. Já era, aconteceu exatamente o que eu achei que ia acontecer, a Priscilla fechou a partida.

Fomos embora quase 6 da manhã, num friozão. Foi massa, a galera que ficou de ir e não apareceu perdeu boas partidas e uma janta muito boa feita pela mãe do Máscu.