segunda-feira, 27 de junho de 2011

Twilight Imperium 3 - Star Wars na mesa!

Jogamos o monstro! Fizemos uma jogatina especial, reservada só pra esse épico. No grupo de emails, foi anunciada uma breve explicação do jogo, temática, algumas mecânicas, e alertas de que é um jogo demorado, ainda mais se tratando da primeira partida. Jogamos entre 4, lá na casa do Hammerfall.

Por volta das 3 da tarde começamos a separar os muitos marcadores, miniaturas, fichas, cartas, etc. O único cara que já tinha jogado era o Patrick, que ficou responsável por explicar o funcionamento do jogo.

Começamos sorteando uma raça pra cada jogador. Cada raça possui uma habilidade especial e começa com determinadas tecnologias. Eu fui sorteado com os humanos.


Durante a preparação do jogo, tem a montagem do tabuleiro. Cada jogador recebe o seu planeta inicial de acordo com a raça escolhida. O planeta capital, Mecatol Rex, é colocado no centro da mesa, e dependendo o número de pessoas, cada jogador recebe um número de hexágonos para acrescentar à mesa, formando o tabuleiro. Esses hexágonos podem ter planetas, podem estar vazios ou então possuir alguma coisa que impeça a passagem ou a prejudique, como os asteróides.



As fotos acima mostram o tabuleiro sendo montado e o tabuleiro pronto pro jogo. No detalhe, o tempo cronometrado, que começamos a marcar mais ou menos meia hora depois do início da explicação do jogo. O tempo total de preparação, montagem, explicação de regras, dúvidas e tudo mais, deu em torno de duas horas. Esse tempo, claro, indo na manha, sem pressa.

No começo, cada raça tem suas naves iniciais, posicionadas no planeta de origem. Todos os outros planetas do tabuleiro possuem um marcador. Quando o planeta é explorado, o marcador é revelado. Os que estão mais próximos aos planetas iniciais são mais fáceis de conquistar, com mais coisas boas que ruins. Entre diversas coisas que há nesses marcadores, há recursos (bom) e resistência (ruim). Caso seja alguma coisa boa, o jogador simplesmente pega o indicado e toma o controle do planeta. Se for alguma coisa ruim, como tropas ou canhões, o jogador só toma o planeta caso consiga vencer na batalha. Há outros tipos de efeitos também, que não envolvem só batalhas.


Na nossa partida, aconteceram alguns erros de setup, fazendo com que tivessem vários elementos fortemente prejudiciais nos planetas teoricamente inofensivos. Algumas coisas não afetaram tanto, como tropas ou doenças em alguns planetas, mas o Hammerfall tomou um tufo violento em 2 planetas que ele tentou dominar, perdendo todas as unidades envolvidas. Em Mecatol Rex, são colocados marcadores indicando que lá existe resistência, caso alguém tente dominar o planeta.


Cada planeta possui uma carta, com o valor de recursos e influência que ele garante. Assim que um jogador conquista um planeta, recebe a carta dele. Esses recursos são utilizados para construir naves, e a influência é utilizada na fase de votação.

Em cada início do turno, acontece a fase de planejamento, quando os jogadores escolhem os papéis que irão executar. Cada um desses papéis possui uma ação que é feita pelo jogador que a escoheu, e uma ação secundária que pode ser feita pelos demais jogadores, caso gastem recurso para isso. Esses papéis também determinam a ordem do turno.

Cada jogador possui marcadores de comando, que são utiizados para executar as ações no tabuleiro. Esses marcadores são utilizados no tabuleiro para ativar os hexágonos, permitindo assim que as naves se movam para lá e que os centros de produção presentes no lugar construam novas unidades.



Jogamos de um modo aternativo, por usar um dos papéis da expansão. Normalmente, a cada turno um objetivo é aberto. Nessa partida, eles ficaram todos abertos desde o início, com todos podendo ser pontuados no final dos turnos.

No começo, todos vão tentando conquistar o máximo de planetas em volta, pra conseguir recursos e poder aumentar a frota. Perto de mim tinha um planeta que dava bastante pontos de influência, e um dos objetivos era ter mais influência que os oponentes. Meu foco no primeiro turno foi conquistar esse planeta, e consegui. Como eu tinha mais votos que a galera, também recebi a carta que é sempre votada na fase política, que dá mais um ponto.


Até então, a galáxia se encontrava em paz. Só que não durou muito tempo até começarem as batalhas. O Hammerfall era temido, já que a civilização dele tinha a tecnologia inicial de construiu o War Sun (também conhecido como Estrela da Morte). Tivemos algumas brigas por causa de um planeta que continha uma relíquia (que dava mais 1 ponto). Ele conquistou, depois eu tomei pra mim, ele conquistou de novo... Fomos longe lutando por aquele planeta!


Eu ficava tentando fazer o meu objetivo pessoal, que era conquistar 4 planetas com o mesmo tipo de tecnologia, mas tava difícil. Tentando segurar planetas pra fazer isso, acabei me dando mal numa votação que obrigava o jogador liderando os pontos (eu) a dar um planeta pro jogador com menos pontos. Pra não perder um planeta que eu já tinha 3 do mesmo tipo, entreguei um que ficava em um sistema (hexágono) vizinho ao meu planeta de origem.

Só que depois, o Felipe construiu os canhões mega blaster Deep Space Cannon, que podem atirar em sistemas vizinhos, sempre que forem ativados. Porra! Isso me travou muito, sempre que eu ia fazer alguma coisa, levava um tiro. E no fim das contas, nem consegui os 4 planetas do mesmo tipo de tecnologia.

Nossa partida tinha hora certa pra acabar, não importando se o jogo tava no fim ou não. 22 horas era o limite. Só que a partida tava tão massa, mas tão massa, que eram 11 horas e a gente tava lá jogando ainda! E isso que era uma noite muito fria, que até hoje tinha sido a mais fria do ano!



Mais uma vez o Hammerfall veio incomodar e batalhamos pelo mesmo planeta. Não me amedrontou com as laranjas da morte!


Com o desenvolviment da frota e das tecnologias, a galera foi ficando mais corajosa, e resolveram atacar Mecatol Rex. Só que assim que um tomou o planeta, já foi outro tentar conquistar também! Ali teve umas batalhas fortes!


Depois de muitas horas de jogo, com algumas votações sendo esquecidas, poderes e líderes não utilizados, o jogo foi chegando ao final. No útimo turno jogado, eu e o Patrick tínhamos chance de vencer. Ele tinha uma oportunidade muito boa, com um planeta com relíquia totalmente desprotegido. Ainda bem que eu vi e usei uma carta colocando um marcador de comando dele lá antes da fase de executar as ações, impedindo ele de colocar outro marcador e ir pra lá. A mesma coisa o Hammerfall fez comigo, no planeta que a gente disputou várias vezes. Só que eu tinha a ação de tirar um marcador do tabuleiro, e poderia ativar lá de novo.

Eu planejei ir até o mais distante, que tava bem menos protegido, só que não deu... Antes de eu usar a carta que me permitia ir até lá, andando um espaço a mais, o Felipe usou uma ação de ver as minhas cartas e descartar uma. Lógico que foi exatamente essa que ele descartou. Então eu tive que ir com tudo pra cima do planeta Faixa de Gaza. Consegui destruir várias naves inimigas sem perder muita coisa, já que os meus Carriers também aguentavam 2 hits. Sobraram algumas tropas no planeta, protegidas pelos canhões. Não tava muito fácil, mas eu consegui!

Essa foto mostra o resultado da batalha entre as naves. Nenhuma do Hammerfall e várias minhas danificadas (de cabeça pra baixo pra identificar). Era hora de descer e conquistar!


Mais de 12 horas depois de abrir a caixa, terminamos a partida! Claro, paramos pra jantar e ficamos muito de papo furado durante a partida. Com certeza o jogo não demora tanto assim, mas como era a primeira partida e ninguém tinha muita ideia do que fazer, no fim das contas foi bem tranquilo. Apesar de ficar muito tempo jogando, no final ninguém tava cansado ou com sono. Ah, e a partida, programada pra ir até as 22 horas, foi até as 4!

Jogão épico sensacional! Além da conquista de planetas e combate, tem negociação, diplomacia e política. Entrou no topo da minha wishlist. Espero jogar esse jogo várias vezes ainda, porque ele certamente tem uma rejogabilidade imensa. E com certeza o tempo de jogo vai diminuir muito, com a galera sabendo como o jogo e as regras funcionam.