terça-feira, 28 de junho de 2011

Report atrasado de jogatina - Carcassonne, Bushido, Hive e Cave Troll

Há um tempo atrás (acho que foi pelo meio de maio), o Giovane, do Storyteller's Lair, veio em Santa Maria e apareceu aqui em casa pra jogar alguma coisa. O cara é rpgista há muitos anos, e eu quis apresentar uns jogos modernos (de preferência Euros), pra mostrar as diferentes mecânicas e aspectos de alguns jogos.

Não tínhamos muito tempo livre, então puxei um Carcassonne. Esse jogo é porta de entrada pros modernos, não tem como fugir dele. Ótimo jogo, leve, com estratégia boa, uma boa dose de aleatoriedade, além de ser leve.

O Giovane se mandou na frente pontuando várias cidade, mas eu fui tomando algumas fazendas pra mim. Com tanta cidadezinha fechada eu senti que ia me dar bem! E no final, me dei mesmo, passei a frente só com as fazendas.

Em seguida, jogamos Bushido: A Batalha de Sekigahara, um jogo nacional que eu nunca tinha ouvido falar a respeito. O jogo é de 2005 e foi lançado pela Xalingo, tem uma produção meia boca mas até que é interessante. É pra 2 jogadores, ambientado no Japão feudal, simulando uma batalha entre 2 exércitos. O tabuleiro é uma mapa dividido em hexágonos, onde são posicionadas as unidades e os líderes. Cada jogador recebe tiles de movimento e posiciona da maneira que quiser embaixo das suas unidades. Cada um desses tiles possui setas indicando a direção que será possível de mover a peça.

Há diversos tiles hexagonais, que são utiizados para movimentação e para o combate. No início do turno, o jogador deve pegar um tile aleatório. Caso seja de movimentação, ele coloca adjacente a alguma de suas unidades e executa o movimento possível (obedecendo a direção de alguma seta que a unidade está posicionada em cima). Ao ficar adjacente a um inimigo e ter a possibilidade de se mover para o espaço que ele ocupa, uma ataque é feito. Então, o defensor deve descartar um tile de ataque, caso tenha. Se fizer isso, o atacante deve descartar um tile também, até que alguém não tenha mais nenhum que possa jogar. Além dos tiles de ataque, há tiles vazios, os "blefes", que servem pra encher a mão e fazer com que o outro jogador pense que seu oponente está bem equipado. O perdedor da luta é eliminado do tabuleiro.

O jogo vai assim até que um dos líderes seja morto. Não vou dizer que o jogo é ruim, mas poderia ser melhor. Ele permite algumas situações que ficam chatas, como um líder que fica um tempão enrolando de um lado pro outro fugindo, para fazer os tiles se esgotarem para esvaziar a mão do oponente. O esquema das batalhas também é meio fraco... O jogador que perde uma batalha é obrigado a descartar todos os seus tiles, ou seja, não tem como guardar tiles de ataque para um outro combate, nem blefes para parecer mais forte. Nessa partida, eu tinha muitos tiles de ataque, e quando eu vencia o Giovane, ele descartava tudo. Eu sabia que era só atacar de novo que ele nem tinha com o que se defender, e isso eu achei que não ficou legal. Enfim, merecia uma produção melhor e um cuidado em alguns aspectos das regras.

Depois, puxei um Hive pra apresentar. Esse sim é um jogão pra duas pessoas! É o xadrez dos jogos modernos. A partida foi rápida, ele tinha que ir viajar, então dei um homemade que eu tinha aqui pra ele ir treinando. Espero que tenha jogado de novo!

E seguindo o report, esses tempos fui pra São Gabriel e levei uns jogos. Pretendia estrear o Recicle, mas como o pessoal tá mais pro perfil de jogador casual, são levados pelo tema/apresentação visual e toparam só uma partida de Cave Troll. Jogamos eu, o Dimitri, a Faby e o Clauber.

Me ferrei muito nessa partida, fiquei espalhado pelo tabuleiro sem dominar quase nada, e nas duas salas boas que eu tinha gente, avacalharam com o Cave Troll. No fim das contas deu vitória disparada do Dimitri, principalmente por causa de duas salas que somavam quase 20 pontos!

Então tá! Era isso! Nada de foto nesses dias... Tenho que atualizar mais seguido isso!

Ao som de Exodus - Metal Command (versão da regravação do Bounded by Blood, chamada de Let There be Blood, porque o vocal original do Exodus não dá...)