quarta-feira, 25 de maio de 2011

Jogatina - 07/05/2011 Rotas de mercadores

Depois de uma longa partida de Middle Earth Quest, partimos pra Hansa Teutonica. Nesse jogo, pelo que eu entendi e/ou lembro, cada jogador representa uma sociedade de mercadores, estabelecendo rotas comerciais, escritórios nas cidades, .... Chega a ser até um tanto abstrato, porque apesar de estar fazendo essas ações, não há mercadorias propriamente ditas.


O jogo funciona através de worker placement (ou alocação de trabalhadores), em um mapa representando as cidades e as diversas rotas entre elas. As rotas são dividas em espaços, algumas com mais que as outras, onde são colocados os trabalhadores. Ao preencher uma dessas rotas com seus cubos, o jogador pode criar um escritório em uma das cidades ligadas por ela ou então se beneficiar do bônus que a cidade dá.

Caso construa um escritório, toda vez que alguém completar alguma rota ligada a cidade, o dono do escritório ganha um ponto. E quanto aos bônus, cada cidade possui um diferente, como possibilitar que o jogador tenha mais uma ação por turno, ter mais um trabalhador, entre outros.

Como era a primeira partida de todos, ninguém sabia muito no que se focar. Eu fiquei construindo escritórios nas rotas mais utilizadas no início (a que dá mais uma ação, por exemplo), enquanto que o Patrick e o Máscu foram se enchendo de ações e cubos pra alocar. Ganhei a partida, controlava diversas cidades na sequência e ganhei vários pontos com isso.

Eu gostei bastante do jogo, tem pouco tempo de espera entre uma ação e outra, a interação entre os jogadores é legal, o sistema funciona bem, enfim, curti! Só achei que o mapa para 3 jogadores poderia ser menor, porque não teve tanta disputa nem rolou tanto de um ficar travando as rotas do outro, coisa que eu acho que deixaria o jogo mais disputado e que com certeza ocorre em partidas com mais jogadores.

Esqueci de tirar fotos, era de madrugada e o sono tava pegando!