quarta-feira, 27 de abril de 2011

Jogatina - 21/04/2011

Feriadão de páscoa, aproveitando pra jogar. Quinta-feira a jogatina foi aqui em casa. O Pedro já tava por aqui, e chegaram o Felipe e o Patrick.

O primeiro jogo a ir pra mesa foi o Samurai, edição nacional da Ceilikan. O jogo é do Reiner Knizia, um dos maiores designers de jogos de tabuleiro. O tabuleiro representa o mapa do Japão, e o objetivo é ter o maior apoio da sociedade. Há a divisão das classes militar, religiosa e trabalhadora. Cada cidade possui uma figura representando alguma dessas classes. Há cidades com duas figuras e uma cidade só com as três. Cada jogador possui peças que exercem influência nessas figuras. Algumas são específicas para cada classe, enquanto que outras exercem influência em todas. Cada peça possui um número, que é o valor da influência que ela exerce.
Os jogadores vão posicionando as peças ao redor das cidades, e assim que uma é cercada, são contados os pontos de influência sobre ela. Aquele jogador que influencia mais a figura da cidade, recebe ela. No final do jogo, são contadas todas as figuras de cada jogador, de acordo com a classe. É determinado um 'vencedor' de cada classe, e o que possuir o apoio de mais classes da sociedade é o vencedor da partida.

A partida foi legal, bem disputada, e o pessoal agitando nas trocas de figuras em momentos decisivos. No fim, deu empate entre o Patrick e o Felipe.

Depois, decidimos jogar Warrior Knights, que estava parado na estante há quase um ano e nunca tinha ido pra mesa. Acho que teve 1 hora de explicação de regras, porque tem muita coisa no jogo. Vários elementos diferentes, mas que depois vão acontecendo sem muitos problemas.
O jogo é muito bom, de pancadaria e um pouco de política, com tema medieval. Tudo é resolvido através de cartas, que são MUITAS. Há uma boa dose de aleatoriedade no jogo, mas por não ser com dados parece ser menos prejudicial hehe. Há diversas fases, como recrutamento de mercenários para os exércitos, fortalecimento das cidades, movimentação, batalhas, votação de leis na assembléia, entre outros. É bem massa mesmo, só que demorado.
No meio da partida o Patrick teve que ir embora, então seguimos a partida entre 3. Ganhei, com uma boa folga, ajudado pelos pontos extras da missão que eu cumpri. Jogão mesmo, gostaria que ele começasse a ir pra mesa seguido.



Deixar um Death como trilha sonora da jogatina, já que foi metal extremo rolando o dia todo no som.