segunda-feira, 25 de abril de 2011

Jogatina - 02/04/2011

É um saco deixar pra escrever muito tempo depois dos acontecidos. A gente esquece muita coisa que poderia ser interessante de comentar...

Cheguei cedo na casa do Hammerfall e jogamos Twilight Struggle (que está em 1º lugar no ranking do BGG [25/04/2011]). Como eu não tinha jogado ainda e não sabia muito bem como funcionava, quis experimentar. Sorteamos e fiquei com os EUA, contra o Hammerfall com a URSS. Depois de um tempo de explicações, o jogo começou. Eu me fortaleci na europa, mas me dei muito mal nas cartas. Quase todas as cartas que tinha eram dos soviéticos, e as que eram dos americanos eram fracas. Lá pelo meio do segundo turno, quando eu já tinha abandonado o oriente médio e não tava dando muita bola pra ásia, o Hammerfall diz quais são as cartas de pontuação que poderiam sair. Exatamente esses dois lugares, onde ele tinha se espalhado bastante já.
Comecei a me estabelecer mais na ásia, mas as cartas não ajurdaram em nada. No segundo e terceiro turno eu saí só com cartas soviéticas. Perdi no terceiro turno do jogo.
Eu não gostei da partida, mas não posso dizer que não gostei do jogo. Ele parece ser bom, mas eu realmente dei muito azar e não sabia muito o que fazer nessa primeira partida. Qualquer dia quero jogar de novo.

Depois, com a chegada do Felipe, eles queriam jogar Carcassonne. Eu gosto muito do jogo, mas já joguei tanto que enchi o saco. Mesmo com as trocentas expansões que o Hammerfall comprou, não tenho muita vontade de jogar. Só que ao ver a catapulta, tive que jogar. Era só pra ver como ela funcionava, então jogamos uma partida SÓ com a catapulta. Jogamos uns meeples pela mesa e jogamos. Bah, eu não tenho palavras pra descrever a inutilidade dessa expansão. Prefiro não xingar muito publicamente porque pode ter gente que goste, e daí pega mal hehehe.

A próxima partida foi de Puerto Rico, que não via mesa há muito tempo. É um dos euros que eu mais gosto, e pra mim é melhor que Agricola (que eu só joguei uma vez e em modo familiar). A partida foi legal, eu exportei um monte de café e milho. Deu tudo certo na minha parte da ilha. O Hammerfall tá até agora se lamentando por não ter comprado a fábrica antes. Ganhei a partida por 62-52-51.





Depois foi escolhido o Dominant Especies. Eu não tinha jogado ainda, então teve toda a explicação das regras (que não são poucas nem simples). O jogo é bem pesado, tem muita coisa pra se pensar, mas eu gostei bastante. Joguei com os insetos, o Hammerfall com os mamíferos e o Felipe com os aracnídeos. O visual do jogo é bem fraco, coisa comum em jogos da GMT, mas não chega a atrapalhar. Só poderia ter sido feito com mais vontade, e não só catando uns cliparts.
Nessa partida, que demorou uma eternidade, aconteceram coisas bizarras, como o Hammerfall e sua compulsão por ficar mexendo em alguma coisa fez os marcadores de pontos sumirem da trilha quando passaram por ele, perto do fim do jogo. E no final da partida, na última pontuação, tinham uns marcadores do Hammerfall em um lugar que ninguém tinha visto, que fizeram com que ele ganhasse um monte de ponto, por ter a maioria na tundra. Isso fez com que ele ganhasse apertado, e o mais engraçado foi ele se perguntando: "como que surgiram aí esses marcadores!?"



Escolhemos jogar um leve e rápido, sem muita coisa pra pensar, e é exatamente o que o Top Secret Spies é. Só que o jogo não é muito bom, pelo menos eu não curti. O Hammerfall ganhou, e o Felipe tinha entregado qual espião ele era desde o início do jogo hehe.



Pra fechar a noite, encaramos um Civilization. Joguei com os chineses, o Hammerfall com os egípcios e o Felipe com os alemães. O Hammerfall produziu trilhões de martelos, o Felipe não construiu muita coisa mas foi se desenvolvendo e eu parecia que tava meio parado. Só que fui fazendo a pirâmide tecnológica bem devagar, várias nível 1, 2, etc... Os guris começaram a se confrontar na porrada, e eu ficava só me protegendo. Quando me ameaçavam eu conseguia impedir os caras de andar, gastando espiões. Fui aumentando minha pirâmide, enquanto eles combatiam.
Então eu vi uma coisa que me deixou muito de cara! Os dois tavam abusando do sistema do jogo, se valendo de interpretação literal das regras pra fazer com que uma carroça enviasse pra outra cidade os bônus de uma construção de outra cidade, utilizando esses bônus nas duas cidades!! Viajaram forte. Após uma pausa e discussão sobre bom senso e interpretação literal, continuamos a partida, com esse esquema. Não adiantou, fiquei na minha e construí o ônibus espacial!






Pra finalizar, algumas músicas que foram trilha sonora durante a noite de jogos: