sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Seres Rastejantes [2006] - Parece ruim, mas é bom!

Estou passando uns dias em São Gabriel, e como já é de costume quando venho pra cá, juntamos o pessoal pra assistir uns filmes toscos e falar bobagem. O filme escolhido dessa vez foi Seres Rastejantes (Slither, de 2006). O Dimitri (do Balaio de Mil Gatos) tinha comprado esse dvd por 5 pila em alguma locadora zumbi e estava parado na estante. Ninguém sabia nada a respeito do filme, que até parecia ser interessante, mas que não tinha jeito de ser muito bom, daqueles filmes que a gente não vai muito com a cara...

Sinopse:

"Grant (Michael Rooker) é um dos poucos homens bem sucedidos da cidade de Wheelsy. Com sua bela e jovem esposa Starla (Elizabeth Banks), Grant é o homem mais poderoso da cidade. Mas as coisas estão prestes a mudar para Grant de uma forma que ele nunca poderia imaginar. No bar que costuma freqüentar, Grant encontra Brenda Gutierrez (Brenda James), a irmã caçula de uma antiga namorada. Depois de largarem suas bebidas para darem uma volta sob o luar, o casal descobre algo gosmento no mato. Perto de destroços que parecem ser de um meteoro, eles acham uma massa pulsante e não-identificada que, de repente, toma vida e penetra no corpo de Grant através de um tentáculo coberto de pústulas. Assim, um parasita alienígena infecta um infeliz hospedeiro humano - que precisará infectar outros, se quiser sobreviver. Aos poucos, ele passa a se transformar visivelmente, tornando-se menos humano para dar lugar a uma criatura faminta por carne e dominada pela necessidade de matar e destruir todos os que não estiverem infectados."


O filme é dirigido por James Gunn, roteirista do Madrugada dos Mortos e que já fez algumas coisas na Troma, produtora clássica de tosqueiras. Pela sinopse já dá pra esperar muitos clichês, e é o que acontece logo de cara no início do filme. Ele começa com um meteoro caindo em uma cidadezinha, com uma coisa gosmenta e pulsante dentro.



Outro trailer com melhor qualidade (mas sem legenda) pode ser visto aqui.

As coisas começam a acontecer quando Grant vai parar no meio do mato junto com Brenda, uma antiga conhecida, e se depara com o meteoro. Ao cutucar o negócio, ele é penetrado (ui) por um bicho gosmento e pontiagudo, que se aloja na cabeça dele. O cara começa a ficar cada vez mais louco, agindo estranho, e com muita fome por carne. Ele vai se transformando, fica cheio de cracas pelo corpo, e do buraco por onde o bicho tinha entrado, surgem uns tentáculos.

Grant transforma Brenda em hospedeira das gosmas e deixa ela presa em um galpão no meio do mato. Seguidamente leva animais mortos pra ela comer. A polícia investiga o sumiço da mulher, e Grant foi a última pessoa vista junto dela.

Starla resolve abrir o porão da casa, que havia sido trancado por Grant, e descobre que está repleto de animais mortos. Então ele aparece com traços da mutação aparentes, com a cara derretendo e um braço-tentáculo. A polícia não consegue capturá-lo e ele foge.

É armado um esquema pra tentar pegá-lo, e o prefeito se junta ao grupo. Esse personagem é um figurão. Ao encontrar Grant, que agora já está totalmente modificado, cheio de tentáculos, dentes pontudos e pústulas gosmentas pelo corpo, acontece uma morte muito massa. Um cara é dividido ao meio, com direito a escorrimento de vísceras.

O bichão foge, e durante a perseguição, o grupo acha o galpão onde a mulher estava presa. Essa cena é muito engraçada... Eles encontram a mulher, que virou uma bola gigante, de tanto comer carne e por estar cheia de lesmas por dentro. Então essa bola explode! As lesmas alienígenas demoníacas se espalham, umas invadem alguns dos que estavam por lá e muitas vão em direção da cidade. Outras chegam numa casa por perto, e é onde ocorre a cena da guria na banheira, da capa do filme.

As pessoas infectadas se transformam em algo tipo zumbis, cuspindo um catarro ácido e com fome de carne. As mutações são muito legais, as pessoas ficam com barrigas enormes e disformes de tanto comer, sem falar do Grant, que se transforma numa imensa massa de gosma, que vai incorporando as outras pessoas nele.

Concluindo sem spoilers do que acontece mais pro final, esse é um dos melhores filmes que eu vi nos últimos tempos. É uma grande homenagem aos filmes dos anos 80, com efeitos interessantes, bastante sangue, tripas e coisas gosmentas. Lembra o Noite dos Arrepios, de 1986, que tinha uma história parecida, com lesmas alienígenas infectando pessoas. Enfim, filme recomendadíssimo, muito divertido! Ah, e o dvd é cheio de extras.