domingo, 30 de janeiro de 2011

Estreia de Zombies!!!

Na última Math Trade ganhei um Zombies!!!. Fazia tempo que queria esse jogo, pela temática dele. Em uma edição anterior da MT, ganhei um Humans!!!, que é bem medíocre, mas mesmo assim queria experimentar o Zombies!!!.


Depois de um vai e volta do pacote nos correios, enfim recebi o jogo e no mesmo dia já joguei. A caixa é pequena, mas sobra bastante espaço por dentro, que acho que é pra caber as expansões. O manual é bem simples e curto. Vem um saco com muitas miniaturas de zumbis (acho que 100), 6 caras com escopeta, 2 dados e muitos marcadores de vida e munição. Além disso, tem os tiles de mapa e as cartas.

O jogo tem aquele padrão gráfico utilizado pela Twilight, com ilustrações muito boas, tanto das cartas como dos tiles, mas a diagramação, acabamento, etc é bem fraco. Pagar uns pilas pra um designer gráfico fazer seu trabalho valeria mais a pena do que fazer nas coxas...

As miniaturas são excelentes! Zumbis com buraco no bucho e mulheres zumbis segurando a cabeça de alguém. São muito bem esculpidas e produzidas. Com certeza, o que a Twilight faz de melhor são as miniaturas dos jogos.


As regras são bem simples. A primeira coisa a fazer é posicionar um tile do mapa em algum lugar conectando a rua, depois adicionar o número de zumbis indicado. Então, rola um dado para o movimento, e se encontrar algum zumbi no caminho, mais uma vez rola o dado. Se tirar de 4-6, o zumbi morre. De 1-3, perde uma vida. É possível adicionar ao dado gastando os marcadores de munição. Ganha o jogo quem chegar no helicóptero, que é o ultimo tile de mapa da pilha, ou então matar 25 zumbis.

E a cidade vai sendo tomada por mortos-vivos



Existem algumas variantes das regras que melhoram o jogo. A que eu testei e curti mais que as regras originais foi essa aqui, indicada pelo Cacá do E aí, tem jogo?.

A partida levou mais ou menos 1 hora. A mesa foi ficando pequena pro mapa que não parava de aumentar. Tinha tanto zumbi na mesa que o estoque chegou a terminar. Acho que jogando entre mais que 2 pessoas, isso não aconteça, porque mais zumbis serão mortos mais rápido.

Eu e a Priscilla começando a partida


Pensando em onde posicionar o tile


Lá pelo meio da partida, a Priscilla tava me sacaneando com aquelas cartas que fazem a gente perder zumbis e tal, e ela já tinha matado mais gente que eu. Pra piorar a situação, morri. Porra, o cara perde metade dos zumbis que já matou! Aproveitei pra ir pra outro lado da cidade, que tava lotado de zumbis, e fui matando fortemente. Perto da vitória, a Priscilla morreu, e eu consegui ganhar o jogo hehehe.

Fim do jogo. 3 no dado mais uma munição=morte do zumbi e minha vitória


Curti o jogo, é bem como diz no manual: "Esse jogo não é bom, mas é divertido!". Regras bem simples, pouca estratégia, é um jogo leve pra passar um tempo. Quero testar ele com mais gente, pelo menos uns 4, que eu acho que fica melhor. Será que as expansões valem a pena?

Jogando ao som de Six Feet Under - The Day the Dead Walked